Publicação: As reformas educacionais neoliberais do Centro Paula Souza no governo José Serra (2007-2010): mercantilização e privatização
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Data
2024-12-09
Autores
Orientador
Novaes, Henrique Tahan ![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
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Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Marília - FFC - Ciências Sociais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
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Resumo
Resumo (português)
Este trabalho busca analisar as reformas educacionais no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) durante o governo do estado de José Serra de 2007 a 2010, a fim de compreender se a expansão dessa instituição aconteceu, de acordo com o modelo neoliberal, de modo a gerar um processo de mercantilização, o qual molda a educação de acordo com as demandas do mercado e do próprio capital, convergindo, sempre, com os interesses das classes dominantes. Nesse sentido, para alcançar os objetivos, utilizou-se do método qualitativo, através de pesquisa bibliográfica, com a abordagem dialética, baseando-se na perspectiva metodológica de Karel Kosik, na qual se busca a essência da realidade. O foco no Centro Paula Souza (CPS) ocorre, pois ele faz parte do sistema educacional paulista, um dos mais importantes do país, possuindo várias Escolas Técnicas (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (FATECs). Nos anos 2000, o CPS passou por uma expansão, a qual foi analisada e se percebeu que as reformas alinharam-se com o perfil neoliberal do então governador, causando a mercantilização da educação, através da abertura da instituição para as parcerias público-privadas, causando, também, a privatização da educação. Sendo, esta, a solução encontrada para a falta de autonomia orçamentária enfrentada pelo CEETEPS, de forma a causar impactos negativos na qualidade da formação do sujeito estudante.
Resumo (inglês)
This work aims to analyze the educational reforms at the Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) during José Serra's administration from 2007 to 2010, in order to understand whether the expansion of this institution occurred in accordance with the neoliberal model, thereby generating a process of commodification that shapes education according to the demands of the market and capital itself, always aligning with the interests of the dominant classes. In this context, to achieve these objectives, a qualitative method was employed through bibliographic research, utilizing a dialectical approach based on the methodological perspective of Karel Kosik, which seeks the essence of reality. The focus on the Centro Paula Souza (CPS) is justified as it is part of the São Paulo educational system, one of the most important in the country, comprising several Technical Schools (ETECs) and Technology Colleges (FATECs). In the 2000s, CPS underwent an expansion that was analyzed, revealing that the reforms aligned with the neoliberal profile of the then governor, leading to the commodification of education through the opening of the institution to public-private partnerships, which also resulted in the privatization of education. This was viewed as a solution to the budgetary autonomy issues faced by CEETEPS, which in turn negatively impacted the quality of education for students.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
TOME, Bruna Juliane Queiroz. As reformas educacionais neoliberais do Centro Paula Souza no governo José Serra (2007-2010): mercantilização e privatização. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)- Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2024.