Publicação: Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teórica
dc.contributor.advisor | Badia, Denis Domeneghetti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:35Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:35Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho é um estudo das relações autoridade/escola diante dos parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos. Inicio o trabalho com uma análise crítica da dissertação de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau - resultados preliminares. Em seguida, introduzimos as teorias da abordagem clássica e da complexidade no sentido de encaminhar para um pensamento voltado para a sensibilidade. Dessa forma os estudos se desenvolvem diante da teoria do comportamento organizacional, das metáforas da organização, da sócio-antropologia do poder, da pós-modernidade e da cultura brasileira. Nessa perspectiva, observamos que as relações autoridade/escola ultrapassam o contexto organizacional escolar, dando margem a relações sensíveis diante de um contexto cultural diferenciado. | pt |
dc.description.abstract | Cette recherche étude les relations entre l autorité et l école face aux paramètres de l organisation et de la socio-anthropologie. Tout d abord, moyennent une analyse critique d travail de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau - resultados preliminares. S ensuivent les études ensuite, des théories classiques et de la complexité dans le but de venir à une pensée attentive à la sensibilité. Ainsi, cette étude s élabore à partir de la théorie du comportement dans l organisation, des métaphores de l organisation, de la théorie socio-anthropologique du pouvoir, de la post-modernité et de la culture brésilienne. Envisageés dans cette perspective les relations entre l autorité et l école excèdent le contexte de l organisation scolaire, en ouvrent l espace à des relations sensibles dans un contexte culturel différencié. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 170 f. | |
dc.identifier.aleph | 000490385 | |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Karina Augusta Limonta. Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teórica. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. | |
dc.identifier.file | vieira_kal_me_arafcl.pdf | |
dc.identifier.lattes | 2883027830027921 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90306 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Comportamento organizacional | pt |
dc.subject | Escolas | pt |
dc.subject | Etnologia | pt |
dc.subject | École | en |
dc.subject | Comportement organisationnel | en |
dc.subject | Anthropologie sociale | en |
dc.title | Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teórica | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 2883027830027921 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Escolar - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação escolar | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- vieira_kal_me_arafcl.pdf
- Tamanho:
- 662.79 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format