Logotipo do repositório
 

Publicação:
Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teórica

dc.contributor.advisorBadia, Denis Domeneghetti [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:35Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:35Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEsse trabalho é um estudo das relações autoridade/escola diante dos parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos. Inicio o trabalho com uma análise crítica da dissertação de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau - resultados preliminares. Em seguida, introduzimos as teorias da abordagem clássica e da complexidade no sentido de encaminhar para um pensamento voltado para a sensibilidade. Dessa forma os estudos se desenvolvem diante da teoria do comportamento organizacional, das metáforas da organização, da sócio-antropologia do poder, da pós-modernidade e da cultura brasileira. Nessa perspectiva, observamos que as relações autoridade/escola ultrapassam o contexto organizacional escolar, dando margem a relações sensíveis diante de um contexto cultural diferenciado.pt
dc.description.abstractCette recherche étude les relations entre l autorité et l école face aux paramètres de l organisation et de la socio-anthropologie. Tout d abord, moyennent une analyse critique d travail de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau - resultados preliminares. S ensuivent les études ensuite, des théories classiques et de la complexité dans le but de venir à une pensée attentive à la sensibilité. Ainsi, cette étude s élabore à partir de la théorie du comportement dans l organisation, des métaphores de l organisation, de la théorie socio-anthropologique du pouvoir, de la post-modernité et de la culture brésilienne. Envisageés dans cette perspective les relations entre l autorité et l école excèdent le contexte de l organisation scolaire, en ouvrent l espace à des relations sensibles dans un contexte culturel différencié.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent170 f.
dc.identifier.aleph000490385
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationVIEIRA, Karina Augusta Limonta. Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teórica. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
dc.identifier.filevieira_kal_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes2883027830027921
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90306
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectComportamento organizacionalpt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectEtnologiapt
dc.subjectÉcoleen
dc.subjectComportement organisationnelen
dc.subjectAnthropologie socialeen
dc.titleParâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teóricapt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes2883027830027921
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vieira_kal_me_arafcl.pdf
Tamanho:
662.79 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format