Publicação: O Serviço de Informações e a cultura do segredo
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Data
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste texto revisitamos a formação dos serviços de inteligência no Brasil e sua adaptação à cultura do segredo. Também avaliamos como a existência de serviços de inteligência no interior das forças armadas modificaram a estratégia de atuação castrense no âmbito interno, utilizando como exemplo a campanha Marajoara, terceira empreitada militar na guerrilha do Araguaia.
Resumo (inglês)
In this paper we revisit the formation of intelligence services in Brazil and its adaptation to the culture of secrecy. We also evaluate how the existence of intelligence services within the armed forces have changed the strategy of action in the framework military built, using the example of the Marajoara campaign in Araguaia guerrilla.
Descrição
Palavras-chave
inteligência, segredo, forças armadas, Brasil, intelligence, secrecy, armed forces, Brazil
Idioma
Português
Como citar
Varia Historia. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, v. 28, n. 48, p. 537-554, 2012.