Logotipo do repositório
 

Publicação:
O Serviço de Informações e a cultura do segredo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste texto revisitamos a formação dos serviços de inteligência no Brasil e sua adaptação à cultura do segredo. Também avaliamos como a existência de serviços de inteligência no interior das forças armadas modificaram a estratégia de atuação castrense no âmbito interno, utilizando como exemplo a campanha Marajoara, terceira empreitada militar na guerrilha do Araguaia.

Resumo (inglês)

In this paper we revisit the formation of intelligence services in Brazil and its adaptation to the culture of secrecy. We also evaluate how the existence of intelligence services within the armed forces have changed the strategy of action in the framework military built, using the example of the Marajoara campaign in Araguaia guerrilla.

Descrição

Palavras-chave

inteligência, segredo, forças armadas, Brasil, intelligence, secrecy, armed forces, Brazil

Idioma

Português

Como citar

Varia Historia. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, v. 28, n. 48, p. 537-554, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação