Publicação: @LE.CRI.M: repositório online de atividades para suporte ao desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e multimodal
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Abreu, Antonio Suarez 

Coorientador
Pós-graduação
Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR 33004030009P4
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Diante das novas tecnologias, a comunicação se expandiu para novos formatos e domínios. A cultura digital nos colocou em um cenário em que a tecnologia é onipresente e a informação muito abundante. O paradigma da comunicação de massas foi alterado de uni para bilateral, inaugurando a era da cultura participativa. Mas isso, associado ao baixo letramento, nos colocou em uma posição ao mesmo tempo de poder e vulnerabilidade. Leitura nunca foi o forte do
Brasil, que soma índices insatisfatórios de baixo desempenho em diversas avaliações. O letramento, que já é insuficiente, se vê encarando a necessidade de se expandir para novos domínios de modo a atender às novas demandas comunicacionais. Esta pesquisa identifica o baixo letramento crítico e multimodal como um desafio a ser superado no uso cidadão das novas tecnologias de informação e comunicação. Inspirada em projetos de educação midiática, que disponibilizam recursos educacionais gratuitos online para serem utilizados no suporte ao aprendizado de mídias, esta pesquisa propõe um repositório online de atividades em leitura crítica e multimodal como ferramenta de intervenção. Tendo em vista o alto engajamento do brasileiro com tecnologia apostamos na utilização de mídias e tecnologias digitais como fator de engajamento, e trazemos uma proposta didática baseada em três camadas de análise de texto: o texto enquanto objeto, enquanto produto e enquanto constructo. A partir dessa proposta, apresentamos como resultado o conteúdo programático que contemple todas essas etapas de análise, exemplos de atividades a partir de estratégias didáticas e o projeto do site do repositório.
Resumo (inglês)
In the face of new technologies, communication has expanded into new formats and domains. Digital culture has placed us in a scenario where technology is ubiquitous and information is abundant. The paradigm of mass communication has shifted from unilateral to bilateral, ushering in the era of participatory culture. However, this, coupled with low literacy, places us in a position of both power and vulnerability. Reading has never been a strength in Brazil, which accumulates unsatisfactory indices of low performance in various assessments. Literacy, already insufficient, finds itself needing to expand into new domains to meet the demands of communication. This research identifies low critical and multimodal literacy as a challenge to be overcome in the citizen's use of new information and communication technologies. Inspired by media education projects that provide free online educational resources to support media learning, this research proposes an online repository of critical and multimodal reading activities as an intervention tool. Considering the high engagement of Brazilians with technology, we advocate for the use of media and digital technologies as engagement factors, and we bring forth a didactic proposal based on three layers of text analysis: text as an object, as a product, and as a construct. Based on this proposal, we present as a result the programmatic content that encompasses all these stages of analysis, examples of activities starting from didactic strategies, and the project of the repository website.
Descrição
Palavras-chave
Letramento, Leitura crítica, Multimodalidade, Linguística cognitiva, Repositório online, Literacy, Critical reading, Multimodality, Cognitive linguistics, Online repository
Idioma
Português