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Publicação:
Percepções e experiências de idosas sobre a telerreabilitação em grupo

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Orientador

Vanderlei, Franciele Marques

Coorientador

Vanderlei, Luiz Carlos Marques

Pós-graduação

Ciências do Movimento - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Introdução: O exercício possui um importante papel na longevidade saudável. Apesar disso, ainda existem desafios para a participação de idosos nos programas de exercícios fisicos. Compreender as perspectivas dessa população perante modalidades de atendimento alternativas, pode proporc10nar subsídios para estratégias de aperfeiçoamento e acessibilidade aos atendimentos desse grupo de risco. Objetivo: O objetivo desta dissertação é analisar as percepções e experiências de idosos a respeito da telerreabilitação em grupo. Métodos: Esta pesquisa é composta por apresentação de resultados qualitativos, desenvolvida com idosas participantes de grupos de exercícios fisicos na forma de telerreabilitação. A coleta dos dados foi realizada por meio de grupos focais, conduzidos a discussões guiadas inicialmente por um roteiro previamente desenvolvido pelos pesquisadores. Os dados foram coletados até atingir o ponto de saturação teórica. Resultados: Quatorze idosas completaram a participação na pesquisa. Seis temas e nove subtemas residem nos dados e foram categorizados dentro da estrutura socioecológica. Os dados foram discutidos em amplos aspectos de acordo com as relações socioecológicas. Conclusão: As análises revelaram que as percepções e experiências de idosas sobre a telerreabilitação estão centradas em seis temas principais: Impacto da pandemia; Implementação da telerreabilitação; Conhecimento sobre a prática de exercícios fisicos; Experiências gerais da prática de exercícios por telerreabilitação; Auxílio e Interação em grupo. Os temas e subtemas estão sob a teoria socioecológica que abrange a relação dinâmica entre os fatores ambiental, intrapessoal e interpessoal.

Resumo (inglês)

Introduction: Exercise plays an important role in healthy longevity. Despite this, there are still challenges for the participation of the elderly in physical exercise programs. Understanding the perspectives of this population in the face of altemative care modalities can provide subsidies for improvement strategies and accessibility to care for this risk group. Objective: The objective of this dissertation is to analyze the perceptions and experiences of the elderly regarding group telerehabilitation. Methods: This research is composed of presentation of qualitative results, developed with elderly participants of physical exercise groups in the form of telerehabilitation. Data collection was performed through focus groups, led to discussions initially guided by a script previously developed by the researchers. Data were collected until reaching the theoretical saturation point. Results: Fourteen elderly women completed their participation in the research. Six themes and nine subthemes reside in the data and were categorized within the socioecological structure. The data were discussed in broad aspects according to socio­ecological relationships. Conclusion: The analyses revealed that the perceptions and experiences of older women about telerehabilitation are centered on six main themes: Impact of the pandemic; Implementation of telerehabilitation; Knowledge about the practice of physical exercises; General experiences of the practice of exercises by telerehabilitation; Assistance and Group Interaction. The themes and sub-themes are under the socio-ecological theory that covers the dynamic relationship between environmental, intrapersonal and interpersonal factors.

Descrição

Palavras-chave

Envelhecimento, Isolamento social, Exercício físico, Telerreabilitação, Pesquisa qualitativa, Telessaúde, Pandemia por COVID-19, Aging, Social isolation, Exercise, Telerehabilitation, Qualitative research, Telehealth, COVID-19 pandemic

Idioma

Português

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