Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento de tecnologia educacional para o uso racional de energia

dc.contributor.advisorAkamatsu, Jânio Itiro [UNESP]
dc.contributor.advisorSena, Galeno José de [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Robinson Carlos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:40Z
dc.date.available2014-06-11T19:35:40Z
dc.date.issued2008-07-07
dc.description.abstractA energia é um dos produtos de fundamental importância na sociedade moderna e tem assumido, no momento atual, um papel bastante significativo dentro do contexto da questão ambiental e da busca do desenvolvimento sustentável. Assim, vários projetos, artigos, discussões e leis resultam da convergência de idéias diante da real necessidade de se desenvolver ações e temas que chamem a atenção para problemas relacionados à sua produção e ao seu consumo. Embora a eficiência energética seja uma área em que toda a nação tem responsabilidade, cabe à comunidade científica desenvolver atividades, no domínio da educação, que permitam a divulgação das informações e dos programas existentes e promover boas práticas. Diante dessa necessidade, foi desenvolvida uma ferramenta educacional, baseada nas novas tecnologias, que permite realizar ações de educação informal para a conscientização do uso racional da energia elétrica nas residências. Essa ferramenta educacional constitui-se de um Ambiente Integrado de Projetos Interdisciplinares, denominado WebProInter, concebido para utilização em trabalhos que fazem uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e do portal eletrônico “Vigilantes da Energia”, no qual são disponibilizados um conjunto de informações, ferramentas e metodologias que auxiliam no desenvolvimento de uma rede social com fins educacionais. Essa ferramenta foi concebida e desenvolvida utilizando-se o construcionismo proposto por Papert. Para aplicação dessa ferramenta, foi criado um curso destinado a alunos do Ensino Médio, denominado “Vigilantes da Energia”, considerando-se referências metodológicas e filosóficas baseadas na pesquisa-ação colaborativa. O curso “Vigilantes da Energia” também foi concebido para se testar a eficiência e as vantagens da utilização de ambientes como o WebProInter...pt
dc.description.abstractEnergy is a product of fundamental importance in modern society and it has been assuming nowadays, a quite significant role in environment and sustainable development issues. Therefore is of paramount importance for the improvement of life standard in all countries the adoption of actions in order to optimize the production and the consumption of energy. Although the energy efficiency to be an area where the whole nation has responsibility, is necessary that the scientific community develops educational skills in order to popularize the information about the existent programs concerning the rational use of energy. In accordance with this need, an educational tool was developed, based on new technologies, that allow one to accomplish actions of informal education for the understanding of the rational use of electrical energy in residences, , through practices in informal education. Such educational tool is constituted of an Integrated Environment of Interdisciplinary Projects, callled WebProInter, which has been concepted to be applied in works that make use of the Project Based Learning (PBL) methodology. This tool is also composed of the website “Energy Watchers”, where one finds a set of information, tools and methodologies that assist the development of a social network educational wise. This tool has been concepted and developed based on the theory proposed by Papert. As an application of this tool, the proposal of a course called “Energy Watchers” has been made, which aims at reaching high school students. Such course considers methodologies and philosophical references based on collaborative researchaction, and has also been made with the purpose of testing the efficiency and advantages of the use of environments such as WebProInter, being your main objective to increase the multiplier agents formation regarding rational use... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent220 f. : il.
dc.identifier.aleph000557608
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Robinson Carlos. Desenvolvimento de tecnologia educacional para o uso racional de energia. 2008. 220 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2008.
dc.identifier.fileteixeira_rc_dr_guara.pdf
dc.identifier.lattes0834856162789425
dc.identifier.lattes5751030321381870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106409
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnergia elétrica - Racionamentopt
dc.subjectEnergia elétrica - Uso racionalpt
dc.subjectEnergy - Consumptionen
dc.titleDesenvolvimento de tecnologia educacional para o uso racional de energiapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0834856162789425
unesp.author.lattes5751030321381870
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaTransmissão e conversão de energiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
teixeira_rc_dr_guara.pdf
Tamanho:
1.51 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format