Publicação: Significado em educação matemática e estudantes com deficiência: possibilidades de encontros de conceitos
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Skovsmose, Ole 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Matemática - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Muito tem-se estudado com relação às concepções da Educação Matemática Crítica e, particularmente com esta pesquisa, a intenção foi compreender o significado que estudantes atribuem aos estudos em matemática. Tais significados foram interpretados segundo as propostas dos quatro conceitos: foreground, intencionalidade, significado pessoal e imagem-ação. Foram discutidos aspectos inclusivos direcionados aos estudantes com diferentes necessidades de aprendizagem e histórias de vida. Para isso, foram entrevistados nove estudantes universitários de diferentes cursos com a prerrogativa que, dentre as disciplinas cursadas, tivessem as de conhecimentos matemáticos. Os participantes são estudantes com deficiência que cursam o Ensino Superior, destacando uma das singularidades do estudo. A tese é dividida em três partes. A primeira delas é constituída por teóricos que inspiraram e alicerçaram o desenvolvimento deste estudo, além dos caminhos metodológicos seguidos; na segunda, foram transcritos os dados produzidos, cercados de medos e obstáculos que foram superados por lutas, vitórias, habilidades e talentos, evidenciados nas vozes dos participantes que demonstraram, também, esperanças, desejos e a certeza que se pode chegar em algum lugar do futuro. Para a última parte, está descrita a análise realizada a partir de quatro categorias temáticas: Eu e minhas histórias da vida; Eu, a matemática e a matemática em mim; Eu, a matemática e o Ensino Superior; Eu, meu futuro e a matemática nele. Foram reflexões direcionadas aos propósitos inclusivos no ensino superior e os resultados anunciam evidências de conquistas, aspirações de futuro diante da democratização do acesso, permanência e participação nessa modalidade de ensino. Há indícios de que foreground, intencionalidade, significado pessoal e imagem-ação influenciam o engajamento do aluno nos estudos em matemática, com percepções que refletem possibilidades, impossibilidades e prioridades nos encontros entre as diferentes maneiras de interpretações de significados.
Resumo (inglês)
Much has been studied in relation to the concepts of Critical Mathematics Education and, particularly with research, the intention was to understand the meaning that students attribute to studies in mathematics. Such meanings were interpreted according to the proposals of the four concepts: foreground, intentionality, personal meaning and action-image. Inclusive aspects aimed at students with different learning needs and life stories were discussed. For this, nine undergraduate students from different courses were interviewed with the prerogative that, among the subjects taken, had those with mathematics knowledge. Participants are students with disabilities who are attending Higher Education, highlighting one of the uniqueness of the study. The thesis is divided into three parts. The first is made up of theorists who inspired and underpinned the development of the study, in addition to the methodological paths followed; in the second, the data produced were transcribed, surrounded by fears and obstacles that were overcome by struggles, victories, skills and talents, evidenced in the voices of the participants who also demonstrated hopes, desires and the certainty that one can get somewhere in the world. future. For the last part, the analysis carried out from four thematic categories: Me and my life stories; Me, the math and the math in me; Me, mathematics and higher education; Me, my future and the math in it. Reflections were directed to inclusive purposes in higher education and the results announce evidence of achievements, aspirations for the future in view of the democratization of access, permanence and participation in this type of education. There are indications that foreground, intentionality, personal meaning and action-image influence student engagement in mathematics studies, with perceptions that reflect possibilities, impossibilities and priorities, in the encounters between different ways of interpreting meanings.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão, Ensino superior, Intencionalidade, Significado pessoal, Imagem-ação, Foreground, Inclusion, Higher education, Intentionality, Personal meaning, Action-image
Idioma
Português