Publicação: Vídeo educativo sobre indicação de atendimento de urgência e emergência no município de Palmas/TO
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Data
Autores
Orientador
Bocchi, Silvia Cristina Mangini 

Coorientador
Almeida, Mirian Cristina dos Santos
Fusco, Suzimar Benato
Pós-graduação
Enfermagem - FMB 33004064081P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Introdução: as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) surgem como uma das estratégias da Política Nacional de Atenção às Urgências para organização da assistência, articulação dos serviços e definição de fluxos e referências resolutivas. As UPAs têm se tornado uma porta de entrada aos pacientes com queixas crônicas e sociais, de baixa complexidade, que poderiam ser atendidos em outros níveis de atenção à saúde. Buscando intervir no cenário, as Tecnologias Educacionais (TE) surgem como metodologias de ensino mais dinâmicas, sendo capaz de proporcionarem mudanças de comportamento ao associarem-se a outros aspectos da vida da pessoa. Objetivo geral: produzir e validar vídeo educativo sobre as indicações de acesso aos atendimentos de serviços de urgências e emergências nas UPAs, por Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), visando a reorientação da população quanto ao uso dos serviços da UPAs e Unidades Básicas de Saúde, do município de Palmas, estado de Tocantins. Métodos: trata-se de pesquisa desenvolvida em duas fases. A primeira, com delineamento transversal, retrospectivo, com dados do sistema eletrônico de prontuários das UPAs, de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021, do município de Palmas, Estado de Tocantins, Brasil. Fundamentada nos resultados do primeiro estudo, a segunda etapa, produziu e validou o vídeo educativo para orientação da população, quanto ao uso dos serviços da Rede de Atenção à Saúde. A elaboração da TE ocorreu em três fases, de acordo com o modelo para produção de vídeo educativo proposto por Fleming: pré-produção, produção e a pós-produção. Para validação, a análise dos dados foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), pela Razão de Validade de Conteúdo (Content
Validity Ratio - CVR) e pelo índice estatístico Coeficiente Kappa modificado (CKM). Resultados: no período ocorreram 355.329 atendimentos nas UPAs, distribuídos 194.235 na Norte e 161.076 na Sul. Esses atendimentos se deram, preferencialmente, em dias úteis (237; 64,93%), enquanto aos finais de semana e feriados perfizeram 128 (35,06%) dias referentes a feriados e finais de semanas. O período diurno configurou-se no de maior procura pelo serviço (67,42%) e quanto aos sexos, o feminino (51,31%) sobressaiu 2,4% quando comparado ao masculino (48,9%). Em relação às faixas etárias, os atendimentos concentraram na faixa etária de 19 a 59 anos (67,51 %). No ACCR predominou atendimentos com a cor verde (59,92%), enquanto os de alta e média complexidade perfizeram 32,43% dos atendimentos. Preponderou nas quatro cores do ACCR, doenças do Capítulo XXI da CID-10, o qual reúne sete agrupamentos de diagnósticos médicos, de Z00 a Z99. A validação do vídeo utilizou três métodos IVC, CRV e KAPPA, na validação dos 20 especialistas, foram avaliados seis itens e dos 14 participantes do público – alvo 11 itens, todos eles apresentaram padrões adequados para que o instrumento fosse validado. Conclusões: os objetivos da pesquisa foram alcançados mediante a produção de vídeo educativo, subsidiada de validação estatística de conteúdo de excelência, das mensagens sobre as indicações de acesso aos atendimentos de serviços de urgências e emergências nas UPAs por ACCR, visando a reorientação de população-alvo.
Resumo (inglês)
Introduction: Emergency Care Units (UPAs) emerge as one of the strategies of the National Emergency Care Policy for organizing assistance, articulating services and defining flows and resolving references. The UPAs have become a gateway for patients with chronic and social complaints of low complexity that could be treated at other levels of health care. Seeking to intervene in the scenario, Educational Technologies (ET) emerge as more dynamic teaching methodologies, capable of providing changes in behavior when associated with other aspects of a person's life. General objective: to produce and validate an educational video on the
indications for access to urgent and emergency services in UPAs, by Reception with Risk Classification (ACCR), aiming to reorient the population regarding the use of services in UPAs and Basic Health Units, from the municipality of Palmas, state of Tocantins. Methods:
this is research carried out in two phases. The first, with a cross-sectional, retrospective design, with data from the electronic medical records system of the UPAs, from January 1st to December 31st, 2021, in the municipality of Palmas, State of Tocantins, Brazil. Based on the results of the first study, the second stage produced and validated the educational video to guide the population regarding the use of Health Care Network services. The preparation of the ET occurred in three phases, according to the production model educational video proposed by Fleming: pre-production, production and post-production. For validation, data analysis was performed using the Content Validity Index (CVI), the Content Validity Ratio (CVR) and the modified Kappa Coefficient (CKM) statistical index. Results: in the period there were 355,329 consultations in the UPAs, distributed 194,235 in the North and 161,076 in the South. These consultations took place, preferably, on working days (237; 64,93%), while on weekends and holidays they made up 128 (35,06%) days relating to holidays and weekends. The daytime period was the period with the highest demand for the service (67.42%) and regarding genders, females (51.31%) stood out 2.4% when compared to males (48.9%). In relation to age groups, services were concentrated in the age group from 19 to 59 years old (67.51%). In ACCR, green calls predominated (59.92%), while high and medium complexity calls made up 32.43% of calls. It predominated in the four colors of the ACCR, diseases from Chapter XXI of the CID-10, which brings together seven groupings of medical diagnoses, from Z00 to Z99. The validation of the video used three methods IVC, CRV and KAPPA, In the validation of the 20 experts, six items were evaluated and of the 14 participants target audience 11 items from the target audience, all of which presented adequate standards for the instrument to be validated. Conclusions: the research objectives were achieved through the production of an educational video, supported by statistical validation of excellent content, of messages on indications for access to urgent and emergency services in UPAs by ACCR, aiming at reorienting the population- target.
Descrição
Palavras-chave
Filme e vídeo educativo, Serviços médicos de emergência, Triagem de classificação, Acolhimento, Atenção à saúde, Educational film and video, Emergency medical services, Classification screening, Reception, Health care
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Dahyene Cris Alves. Vídeo educativo sobre indicação de atendimento de urgência e emergência no município de Palmas /TO. Orientador(a): Silvia Cristina Mangini Bocchi. Coorientador(a): Mirian Cristina dos Santos Almeida. Coorientador(a): Suzimar Benato Fusco. 2023. Dissertação (Enfermagem Profissional) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Paulista (Unesp), Botucatu, 2023