Publicação: Vivências e reflexões entre estudantes sobre os conflitos nas aulas de educação física
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
No ambiente escolar é possível observar vários enfrentamentos, o que tende a ocasionar conflitos entre os/as estudantes. Estes conflitos, dentre outras questões, podem estar relacionados aos marcadores sociais, resultando em discussões, desentendimentos e, em casos mais graves, bullying e agressões físicas. Os marcadores sociais são características reconhecidas culturalmente, como gênero, raça, classe social, entre outros. Eles podem levar à discriminação e marginalização de certos grupos sociais, comprometendo seus direitos. Na Educação Física escolar, esses marcadores podem afetar a participação dos alunos e das alunas nas aulas, configurando processos de exclusão. O marcador gênero tem se destacado como um dos que mais alimenta conflitos nas interações entre os/as alunos/as nas práticas corporais. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar uma proposta pedagógica, com atividades que envolveram a vivência de práticas corporais, para as reflexões dos/as estudantes sobre os conflitos identificados nas aulas de Educação Física. O estudo assentou-se na abordagem qualitativa de pesquisa caracterizado pela perspectiva da intervenção pedagógica, envolvendo uma ação ao longo de um semestre letivo. O professor da turma foi simultaneamente o docente e o pesquisador da investigação, sendo denominado professor-pesquisador. Os/as participantes do estudo foram 25 estudantes de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados diários de aula elaborados pelo professor-pesquisador, rodas de conversa, entrevista, confecção de cartazes por parte dos/as alunos/as. A intervenção do professor-pesquisador mostrou-se fundamental para a realização do estudo, sendo evidenciada pelo reconhecimento por parte dos/as alunos/as. Os/as estudantes identificaram conflitos relacionados à competitividade excessiva e à exclusão entre os gêneros em determinadas atividades. Diante disso, as estratégias de ensino utilizadas propiciaram reflexões a partir das vivências, demonstrando a influência de aspectos sociais e culturais na interação durante as práticas corporais. Os/as estudantes, na confecção dos cartazes, identificaram conflitos nas aulas e apresentaram alternativas para minimizá-los, dando destaque ao diálogo entre os/as participantes. Além disso, parece ter sido despertado entre os/as estudantes a preocupação com a inclusão e com o respeito às diferenças, demonstrando uma mudança na percepção e nas atitudes dos/as alunos/as durante as aulas. Os resultados indicaram que uma abordagem pedagógica que valorize a reflexão e o diálogo pode contribuir para a ressignificação dos conflitos, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo nas aulas de Educação Física. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para cotejar dados e analisar, com mais tempo de duração, a influência dos marcadores sociais na manifestação dos conflitos nas interações entre os/as estudantes e as práticas corporais.
Resumo (inglês)
In the school environment, it is possible to observe several confrontations, which tend to cause conflicts between students. These conflicts, among other issues, may be related to social markers, resulting in arguments, disagreements and, in more serious cases, bullying and physical aggression. Social markers are culturally recognized characteristics, such as gender, race, social class, among others. They can lead to discrimination and marginalization of certain social groups, compromising their rights. In school Physical Education, these markers can affect the participation of male and female students in classes, configuring processes of exclusion. The gender marker has stood out as one of the most fueling conflicts in interactions between students in physical practices. In this sense, the objective of this research was to analyze a pedagogical proposal, with activities that involved the experience of physical practices, for the reflections of students on the conflicts identified in Physical Education classes. The study was based on the qualitative research approach characterized by the perspective of pedagogical intervention, involving an action throughout a school semester. The teacher of the class was simultaneously the teacher and the researcher
of the investigation, and was called the teacher-researcher. The study participants were 25 students from a 5th grade class of Elementary School in a school in the interior of the state of São Paulo. For data collection, class diaries prepared by the teacherresearcher, discussion groups, interviews, and posters made by the students were used. The intervention of the teacher-researcher proved to be fundamental for the study to be carried out, as evidenced by the recognition by the students. The students identified conflicts related to excessive competitiveness and exclusion between genders in certain activities. In view of this, the teaching strategies used provided.
reflections based on experiences, demonstrating the influence of social and cultural
aspects on the interaction during physical activities. When making the posters, the
students identified conflicts in the classes and presented alternatives to minimize them,
highlighting the dialogue between the participants. Furthermore, concerns about
inclusion and respect for differences seem to have been raised among students,
demonstrating a change in their perception and attitudes during classes. The results
indicated that a pedagogical approach that values reflection and dialogue can
contribute to the redefinition of conflicts, promoting a more inclusive and collaborative
environment in Physical Education classes. Even so, more research is needed to
collate data and analyze, over a longer period of time, the influence of social markers
on the manifestation of conflicts in interactions between students and physical
practices.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Práticas corporais, Conflitos, Interações, Diálogo, Teaching, Body Practices, Conflicts, Interactions, Dialogue
Idioma
Português
Como citar
PEREIRA, C. A. C. Vivências e reflexões entre estudantes sobre os conflitos nas aulas de Educação Física. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.