Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um Estudo Exploratório sobre as Atitudes em Relação aos Conhecimentos Matemáticos de Professoras da Educação Infantil

dc.contributor.authorTortora, Evandro
dc.contributor.authorPirola, Nelson Antonio [UNESP]
dc.contributor.institutionSecretaria Municipal de Educação
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:22Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:22Z
dc.date.issued2020-11-20
dc.description.abstractThis article aims to present the results of an investigation on the attitudes of early childhood education teachers towards working with mathematical knowledge. In this study, 115 kindergarten teachers participated, who responded to a scale of attitudes towards working with mathematical knowledge in kindergarten. In this group, 55 teachers responded to a questionnaire. The analysis of the data showed that the majority of the teachers who answered the scale of attitudes tend to have more negative attitudes; however, the qualitative analysis of the questionnaires revealed more positive attitudes. In addition, it pointed out that the positive experiences in relation to mathematics had greater influence on the formation of the teachers' attitudes, whereas the negative experiences served as examples of practices to be put aside in their teaching activities.en
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre as atitudes de professoras da Educação Infantil frente aos conhecimentos matemáticos em suas práticas com as crianças. Participaram deste estudo 115 professoras de Educação Infantil que responderam a uma escala de atitudes em relação ao trabalho com conhecimentos matemáticos na Educação Infantil e, deste grupo, 55 professoras que responderam a um questionário. As análises dos dados mostraram que a maioria das professoras que respondeu à escala de atitudes tende a ser mais negativa; porém as análises qualitativas dos questionários revelaram atitudes mais positivas, bem como apontaram que as experiências positivas em relação à matemática tiveram maior influência na formação das atitudes das professoras e as experiências negativas serviram como exemplos de práticas a serem superadas em sua atividade docente.pt
dc.description.affiliationSecretaria Municipal de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200069
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320200069
dc.identifier.fileS1516-73132020000100266.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132020000100266
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213001
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEarly childhood Educationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectTeachers' behavioren
dc.subjectTeachers' attitudesen
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectComportamento do professorpt
dc.subjectAtitude do professorpt
dc.titleUm Estudo Exploratório sobre as Atitudes em Relação aos Conhecimentos Matemáticos de Professoras da Educação Infantilpt
dc.title.alternativeAn Exploratory Study on the Attitudes towards Mathematical Knowledge of Early Childhood Education Teachersen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-8393-3997[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8215-1317[2]
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132020000100266.pdf
Tamanho:
401.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format