Futebol escolar: herói ou vilão? perspectiva dos estudantes em relação ao ensino do futebol à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Prado Junior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo de natureza qualitativa teve origem a partir de inquietações relacionadas ao tratamento do futebol nas aulas de Educação Física escolar. A análise da literatura evidenciou problemáticas associadas a essa prática, como a exclusão de alunos menos habilidosos, conflitos de gênero e a supervalorização do futebol em detrimento de outras manifestações da cultura corporal. Por outro lado, destacaram-se aspectos positivos, como a validação da cultura popular brasileira, a forte identificação dos alunos com o esporte e a valorização de seus anseios. O objetivo central da pesquisa foi analisar a perspectiva dos alunos em relação ao futebol, questionando se o esporte é visto como um "herói" ou um "vilão" no contexto escolar. Para isso, foi desenvolvida uma unidade temática de 10 aulas sobre futebol, com a participação de 20 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Santo André, SP (12 meninos e 8 meninas). A coleta de dados incluiu observações durante as aulas, entrevistas com os alunos e discussões em grupo. Os dados foram posteriormente organizados e categorizados, permitindo uma análise à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os resultados demonstraram que o futebol, inserido no microssistema escolar, desempenha um papel significativo na construção de significados duradouros para os alunos. As experiências vivenciadas no contexto das aulas não apenas moldaram a relação dos estudantes com o esporte, mas também influenciaram aspectos mais amplos de seu desenvolvimento, como a capacidade de lidar com desafios e a formação de uma identidade coletiva. O estudo concluiu que o futebol transcende sua dimensão esportiva, tornando-se uma ferramenta de aprendizado e transformação social no ambiente escolar.
Resumo (inglês)
This qualitative study originated from concerns regarding the treatment of soccer in school Physical Education classes. The literature review highlighted issues associated with this practice, such as the exclusion of less skilled students, gender conflicts, and the overvaluation of soccer to the detriment of other manifestations of body culture. On the other hand, positive aspects were also identified, including the validation of Brazilian popular culture, the strong identification of students with the sport, and the appreciation of their aspirations. The central objective of the research was to analyze students' perspectives on soccer, questioning whether the sport is seen as a "hero" or a "villain" in the school context. To achieve this, a thematic unit of 10 soccer lessons was developed, involving 20 students from the 4th grade of elementary school in a school in the municipality of Santo André, SP (12 boys and 8 girls). Data collection included observations during classes, interviews with students, and group discussions. The data were subsequently organized and categorized, enabling an analysis based on the Bioecological Theory of Human Development. The results demonstrated that soccer, integrated into the school microsystem, plays a significant role in constructing lasting meanings for students. The experiences lived in the context of the classes not only shaped the students' relationship with the sport but also influenced broader aspects of their development, such as the ability to face challenges and the formation of a collective identity. The study concluded that soccer transcends its sporting dimension, becoming a tool for learning and social transformation in the school environment.
Descrição
Palavras-chave
Futebol, Educação física escolar, Teoria bioecológica do desenvolvimentio humano, School physical education, Soccer, Bioecological theory of human development
Idioma
Português
Citação
SOUZA, Matheus Ferreira de. Futebol escolar: herói ou vilão? perspectiva dos estudantes em relação ao ensino do futebol à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. Orientador: Milton Vieira dp Prado Júnior. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.