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Publicação:
Modelagem matemática: elementos históricos sobre seu desenvolvimento em cursos de pós-graduação

dc.contributor.advisorNobre, Sergio Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Henrique Marins de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z
dc.date.issued2010-04-09
dc.description.abstractA modelagem matemática, nesse trabalho, é entendida como o conjunto de estratégias e procedimentos para tornar o aprendizado da matemática, principalmente dos tópicos destinados ao ensino superior, agradável e proveitosa, aprtindo de uma situação problemática oriunda de diversas áreas do conhecimento. No Brasil, um importante matemático que atuou na divulgação e no aprimoramento da Modelagem é o professor Rodney Carlos Bassanezi. Ele ministrou dezenas de cursos e orientou um grande número de alunos em programas de graduação e pós-graduação. A partir da análise de exemplares de produções científicas desenvolvidas por sesu alunos, o presente trabalho, ressaltando o pioneirismo e a perseverança do professor Bassanezi no aperfeiçoamento contínuo da MOdelagem Matemática, apresenta a possibilidade de seu emprego no ensino de tópicos de Matemática em cursos de nível superiorpt
dc.description.abstractThe mathematical modeling in this work is understood as a set of strategies and procedures to make the mathematical learning, especially the topics in college courses, enjoyable and worthwhilt, starting from a problematic situation from several areas of knowledge. In Brazil, an important mathematician who worked a lor spreading and improving the Modeling is called Rodney Carlos Bassanezi. He lectured on several courses and guides a great amount of students in undergraduate and gratuate programs. From the analysis of several samples of papers developed by his students, the present study, highlighting the pioneering spirit and perseverance of Professor Bassanezi in the continuous improvement of Mathematical Modeling, presents the possibility of its use while teaching Mathematics topics in college-level coursesen
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent82 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000630792
dc.identifier.capes33004137065P9
dc.identifier.citationCARVALHO, Henrique Marins de. Modelagem matemática: elementos históricos sobre seu desenvolvimento em cursos de pós-graduação. 2010. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
dc.identifier.filecarvalho_hm_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4586329424897878
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91145
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEstatísticapt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectCálculo diferencialpt
dc.subjectCalculo integralpt
dc.subjectEquações diferenciaispt
dc.subjectEstatisticsen
dc.subjectGeometryen
dc.titleModelagem matemática: elementos históricos sobre seu desenvolvimento em cursos de pós-graduaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4586329424897878
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramMatemática Universitária - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

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