Publicação: Inteligência emocional, narrativa e educação: perspectivas autobiográficas de uma professora-estudante em música sobre a importância de um olhar à individuação no processo de ensino-aprendizagem
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bredariolli, Rita Luciana Berti 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a importância de um olhar sobre o conceito junguiano de individuação como sendo uma ampliação ao conceito de inteligência emocional, assim como sua a importância no processo de ensino-aprendizagem. Com base em um método de pesquisa autobiográfica, a autora busca responder à pergunta motriz, "O que faz com que, em termos de inteligência emocional, se estabeleça um ambiente de ensino-aprendizagem emocionalmente benéfico e enriquecedor?", e toma como alicerce de suas reflexões conceitos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, assim como de outras linhas de pensamento correlatas.
Resumo (inglês)
This Final Paper aims to investigate the importance of a look at the Jungian concept of
individuality as an extension of the concept of emotional intelligence, as well as its
importance in the teaching-learning process. Based on an autobiographical research method,
the author seeks to answer the driving question, ―What makes, in terms of emotional
intelligence, to establish an emotionally beneficial and enriching teaching-learning
environment?‖, and takes as a foundation of his thoughts concepts of Analytical Psychology
of Carl Gustav Jung, as well as other related lines of thought.
Descrição
Palavras-chave
Inteligência emocional, Psicanálise e educação, Psicologia junguiana, Individuação, Narrativas pessoais
Idioma
Português