Jogo, educação e pedagogia histórico-crítica: perspectivas para formação crítica dos alunos do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa
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Data
Autores
Orientador
Silva, Luciene Ferreira da 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação analisa o potencial formativo do jogo na promoção de uma educação crítica no ensino de Língua Portuguesa, com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo parte da constatação de que a educação pública brasileira, submetida a políticas neoliberais, vem esvaziando o currículo e restringindo o acesso ao conhecimento historicamente produzido, sobretudo nas escolas frequentadas pela classe trabalhadora. Diante desse cenário, o objetivo geral da pesquisa foi investigar de que modo o jogo pode ser incorporado à rotina pedagógica do 7º ano do ensino fundamental, contribuindo para a formação crítica dos estudantes. A abordagem metodológica adotada fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados questionários a 24 alunos e 4 professores de uma escola pública municipal do interior paulista, além da elaboração e aplicação de uma sequência didática com uso de jogo. As análises indicam que o jogo, enquanto prática cultural e pedagógica, pode favorecer a tomada de consciência, a reflexão crítica e a apropriação dos conteúdos linguísticos em uma perspectiva omnilateral. Conclui-se que a inserção crítica do jogo no ensino contribui para a superação do modelo técnico-instrumental vigente e para a constituição de sujeitos históricos, conscientes de sua realidade social.
Resumo (inglês)
This dissertation analyzes the formative potential of games in promoting critical education in Portuguese Language teaching, based on the principles of Historical-Critical Pedagogy. The study departs from the observation that Brazilian public education, subjected to neoliberal policies, has been depleting the curriculum and restricting access to historically produced knowledge, especially in schools attended by the working class. In this context, the general objective of the research was to investigate how games can be incorporated into the pedagogical routine of 7th-grade elementary school students, contributing to their critical formation. The methodological approach is grounded in Historical-Dialectical Materialism and involves bibliographic, documentary, and field research procedures. Questionnaires were administered to 24 students and 4 teachers from a municipal public school in the state of São Paulo, in addition to the development and implementation of a didactic sequence involving games. The analyses indicate that games, as both cultural and pedagogical practices, it can favor awareness critical reflection, and the appropriation of linguistic content from an omnilateral perspective. It is concluded that the critical integration of games into teaching contributes to overcoming the prevailing technical-instrumental model and to forming historical subjects who are aware of their social reality.
Descrição
Palavras-chave
Educação crítica, Jogo, Materialismo histórico-dialético, Pedagogia histórico-crítica, Lingua portuguesa, Critical education, Game, Historical-dialectical materialism, Historical-critical pedagogy, Portuguese language
Idioma
Português
Citação
Carvalho, Diclei de. Jogo, educação e pedagogia histórico-crítica: perspectivas para formação crítica dos alunos do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa. 2025. 207 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

