Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O papel da rotina e das estruturas na educação de crianças do espectro autista: os impactos no desenvolvimento cognitivo e socioemocional

dc.contributor.advisorCorrer, Rinaldo [UNESP]
dc.contributor.authorAndretta, Anna Beatriz Archanjo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-11-26T11:56:25Z
dc.date.issued2025-11-04
dc.description.abstractEste trabalho, baseado em revisão de literatura, analisa a importância da colaboração entre professores, alunos e suas famílias para garantir que a rotina escolar seja eficaz e inclusiva. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm dificuldade com a flexibilidade de rotinas e adaptação de mudanças, tornando essencial que os educadores compreendam suas necessidades e características individuais. A construção de uma rotina bem estruturada ajuda a criar um ambiente de aprendizagem que respeite o tempo e as necessidades dos alunos com TEA, além de promover a colaboração entre escola e família. O papel do educador vai além do conteúdo acadêmico, englobando a compreensão profunda das necessidades de cada criança, respeitando suas dificuldades e promovendo a socialização de forma gradual. Portanto, o estudo procura destacar a importância da educação inclusiva que, por meio de uma rotina adaptada, favoreça o desenvolvimento integral das crianças com TEA, a partir da parceria família-escola como fator essencial para o sucesso educacional. Além disso, esse trabalho busca analisar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode oferecer apoio individualizado e estratégias pedagógicas específicas para alunos com TEA.pt
dc.description.abstractThis paper, based on a literature review, examines the importance of collaboration between teachers, students, and their families to ensure that the school routine is effective and inclusive. Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) face difficulties with routine flexibility and adapting to changes, making it essential for educators to understand their individual needs and characteristics. Establishing a well-structured routine helps create a learning environment that respects the time and needs of students with ASD, while also fostering collaboration between the school and the family. The educator’s role goes beyond academic content, involving a deep understanding of each child’s needs, respecting their challenges, and gradually promoting socialization. Therefore, this research aims to highlight the importance of inclusive education, which, through an adapted routine, supports the overall development of children with ASD, with the family-school partnership being a key factor for educational success. Additionally, we seek to analyze how Specialized Educational Assistance (AEE) can provide individualized support and specific pedagogical strategies for students with ASD.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/315614
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectRotina escolarpt
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectSchool routineen
dc.subjectSpecialized educational assistanceen
dc.subjectContinuous professional developmenten
dc.titleO papel da rotina e das estruturas na educação de crianças do espectro autista: os impactos no desenvolvimento cognitivo e socioemocionalpt
dc.title.alternativeThe role of routine and structures in the education of children on the autism spectrum: the impacts on cognitive and socioemotional developmenten
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication232f8c15-37f0-4a3b-8920-58d60e3a8f96
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery232f8c15-37f0-4a3b-8920-58d60e3a8f96
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogiapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
andretta_aba_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
426.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
andretta_aba_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
174.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: