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O papel da rotina e das estruturas na educação de crianças do espectro autista: os impactos no desenvolvimento cognitivo e socioemocional

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Orientador

Correr, Rinaldo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho, baseado em revisão de literatura, analisa a importância da colaboração entre professores, alunos e suas famílias para garantir que a rotina escolar seja eficaz e inclusiva. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm dificuldade com a flexibilidade de rotinas e adaptação de mudanças, tornando essencial que os educadores compreendam suas necessidades e características individuais. A construção de uma rotina bem estruturada ajuda a criar um ambiente de aprendizagem que respeite o tempo e as necessidades dos alunos com TEA, além de promover a colaboração entre escola e família. O papel do educador vai além do conteúdo acadêmico, englobando a compreensão profunda das necessidades de cada criança, respeitando suas dificuldades e promovendo a socialização de forma gradual. Portanto, o estudo procura destacar a importância da educação inclusiva que, por meio de uma rotina adaptada, favoreça o desenvolvimento integral das crianças com TEA, a partir da parceria família-escola como fator essencial para o sucesso educacional. Além disso, esse trabalho busca analisar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode oferecer apoio individualizado e estratégias pedagógicas específicas para alunos com TEA.

Resumo (inglês)

This paper, based on a literature review, examines the importance of collaboration between teachers, students, and their families to ensure that the school routine is effective and inclusive. Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) face difficulties with routine flexibility and adapting to changes, making it essential for educators to understand their individual needs and characteristics. Establishing a well-structured routine helps create a learning environment that respects the time and needs of students with ASD, while also fostering collaboration between the school and the family. The educator’s role goes beyond academic content, involving a deep understanding of each child’s needs, respecting their challenges, and gradually promoting socialization. Therefore, this research aims to highlight the importance of inclusive education, which, through an adapted routine, supports the overall development of children with ASD, with the family-school partnership being a key factor for educational success. Additionally, we seek to analyze how Specialized Educational Assistance (AEE) can provide individualized support and specific pedagogical strategies for students with ASD.

Descrição

Palavras-chave

Transtorno do espectro autista, Educação inclusiva, Rotina escolar, Atendimento educacional especializado, Formação continuada, Autism spectrum disorder, Inclusive education, School routine, Specialized educational assistance, Continuous professional development

Idioma

Português

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