Publicação:
Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: vídeo-histórias na perspectiva do desenho universal para aprendizagem

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Data

0024-08-26

Orientador

Capellini, Vera Lucia Messias Fialho

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Diante da questão: se todas as crianças são capazes de aprender, porque algumas demonstram não se apropriar dos conteúdos sistematizados propostos, estruturou-se esta pesquisa, visando responder duas perguntas: professores de Educação Infantil conhecem o Desenho Universal para Aprendizagem e utilizam essa fundamentação nas atividades-guia propostas? A utilização de Vídeo-Histórias na Educação Infantil com conteúdo curricular do uso social da escrita e o traçado das letras, desenvolvido nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, segundo a concepção dos professores? Nesse sentido, o objetivo foi avaliar a possibilidade de aliar a práxis de contação de história digital no gênero storytelling seguindo os princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, como ferramenta/ação pedagógica inclusiva na Educação Infantil. Caracterizada como uma pesquisa participante do tipo interventiva, com abordagem qualitativa, a coleta dos dados foi realizada por meio de Grupo Focal e oficina temática com os professores, bem como intervenção em sala com crianças de cinco anos da educação infantil, que subsidiaram a criação e testagem de dois protótipos de produtos educacionais que contribuíram como referencial teórico e ferramenta didática inclusiva para crianças e professores. Os resultados apontaram que ao incorporar os princípios do DUA no sistema de ensino, apresentá-los ao professor durante o processo de ensino e aprendizagem, bem como, as vídeo-histórias que abordam o conteúdo curricular do uso social da escrita e o traçado das letras, pode-se afirmar que estes, contribuem para eliminar as barreiras que impedem as crianças de aprender. O movimento realizado no decorrer da pesquisa de “ir e vir”, encontrando resultados positivos em todos os testes de partilhas e requalificá-los, adicionando itens necessários, possibilita afirmar que os protótipos dos produtos e pesquisas apresentados, alcançaram os objetivos propostos.

Resumo (inglês)

In view of the question: if all children are capable of learning, why do some demonstrate that they do not appropriate the proposed systematized proposals, this research was structured, aiming to answer two questions: do Early Childhood Education teachers know Universal Design for Learning and use this foundation in the proposed guide activities? Does the use of Video Stories in Early Childhood Education with curricular content on the social use of writing and letter tracing, developed according to the principles of Universal Design for Learning, contribute to the development of inclusive pedagogical practices, according to the teachers' conception? In this sense, the objective was to evaluate the possibility of combining the practice of digital storytelling in the storytelling genre, following the principles of Universal Design for Learning, as an inclusive pedagogical tool/action in Early Childhood Education. Characterized as interventional participatory research, with a qualitative approach, data collection was carried out through a Focus Group and a thematic workshop with teachers, as well as classroom intervention with five-year-old children in early childhood education, which supported the creation and testing of two prototypes of educational products that contributed as a theoretical reference and inclusive teaching tool for children and teachers. The results showed that by incorporating the principles of UDL into the teaching system, presenting them to the teacher during the teaching and learning process, as well as the video stories that address the curricular content of the social use of writing and the tracing of letters, it can be stated that these contribute to eliminating the barriers that prevent children from learning. The movement carried out during the research of “back and forth”, finding positive results in all the sharing tests and requalifying them, adding necessary items, makes it possible to state that the prototypes of the products and research presented achieved the proposed objectives.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

FARIAS, Naiara Maria de . Práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil: vídeo-histórias na perspectiva do desenho universal para aprendizagem. Orientadora: Vera Lucia Messias Fialho Capellini. 2024, 215 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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