Publicação:
Ensino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticos

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorCorrer, Giovani Luis
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-06-13T17:55:22Z
dc.date.available2023-06-13T17:55:22Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.description.abstractNesta pesquisa analisamos de um ponto de vista exploratório e qualitativo as perspectivas sobre a experiência pessoal e de formação de docentes Professores Experimentadores, qual sejam, docentes que atuando no ensino desenvolvem trabalhos didáticos com experimentos, particularmente por sua capacidade de superar dificuldades na inserção deste tipo de material em sua prática educativa. É discutida a experimentação de uma perspectiva científica e didática. Parte do trabalho foi dedicado a buscar maneiras inovadoras para melhorar o processo de transcrição e análise dos áudios das entrevistas, com o uso do Software Web Captioner, para agilizar o tempo de transcrição, e o Voyant Tools, para a análise textual. Tais aprimoramentos permitiram obter uma análise mais detalhada das entrevistas realizadas, identificando a discussão dos professores entrevistados sobre o trabalho com experimentos didáticos em áreas de Física como a Física Nuclear, foco de nossa discussão. A identificação de aspectos da atuação e formação dos professores experimentadores desvelam a importância das atividades de formação inicial de professores.pt
dc.description.abstractIn this research we analyze from an exploratory and qualitative point of view the perspectives on the personal and training experience of Experimenting Teachers, that is, teachers who work in teaching develop didactic works with experiments, particularly for their ability to overcome difficulties in the insertion of this type material in their educational practice. Experimentation from a scientific and didactic perspective is discussed. Part of the work was dedicated to looking for innovative ways to improve the process of transcribing and analyzing the audios of the interviews, using the Software Web Captioner, to speed up the transcription time, and Voyant Tools, for textual analysis. Such improvements made it possible to obtain a more detailed analysis of the interviews carried out, identifying the discussion of the interviewed teachers about working with didactic experiments in areas of Physics such as Nuclear Physics, the focus of our discussion The identification of aspects of the performance and training of experimenting teachers reveals the importance of activities for initial teacher training.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244038
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectExperimentos didáticospt
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectDidactic experimentsen
dc.titleEnsino de física e formação de professores: perspectivas de docentes sobre o uso de experimentos didáticospt
dc.title.alternativePhysics teaching and teacher training: perspectives of teachers on the use of didactic experimentsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
correr_gl_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
2.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
correr_gl_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
314.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: