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Publicação:
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana

dc.contributor.advisorGarms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
dc.contributor.authorCustódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-06-17T19:34:01Z
dc.date.available2015-06-17T19:34:01Z
dc.date.issued2014-12-22
dc.description.abstractThis research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology...en
dc.description.abstractA presente investigação vincula-se à linha de pesquisa Infância e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - da Faculdade de Ciências e Educação - FCT/UNESP- Campus de Presidente Prudente. Tem como objetivo investigar qual(is) paradigma(s) epistemológico(s) têm orientado a prática pedagógica dos professores de berçário na Educação Infantil, em sua atuação junto às crianças, se compreendem as funções do cuidar e educar como ações indissociáveis, de modo a concretizar um atendimento que as considere de fato como sujeitos de direitos. A não compreensão da importância dessa interrelação pode gerar rotinização de ações básicas não contextualizadas; assim, procuramos utilizar a perspectiva piagetiana da ação como instrumento essencial no desenvolvimento infantil, buscando identificar as implicações teóricas dos envolvimentos epistemológicos diagnosticados nas práticas observadas, por acreditar que o compromisso dos professores investigados com determinada epistemologia não conhecida, pode redundar em determinação - não a única - na prática pedagógica. Para a realização da pesquisa que se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica/análise documental, observação e questionário. Tais recursos possibilitaram a organização dos dados em quatro categorias de análise: - a epistemologia do professor: concepções sobre o conhecimento; - concepções do professor em relação à prática: o revelar da epistemologia; - a dimensão epistemológica: relação professor e criança; - o cuidar-educar no cotidiano da criança pequenina: compreensão manifesta na epistemologia do professor...pt
dc.format.extent192 f.
dc.identifier.aleph000831598
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf
dc.identifier.lattes8089865764566741
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123818
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectBerçariospt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectCrechespt
dc.subjectEducationpt
dc.titleConcepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetianapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8089865764566741
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação Inicial e Continuada de Professorespt

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