Logotipo do repositório
 

Publicação:
Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas

dc.contributor.authorLeão, Andreza Marques de Castro
dc.contributor.authorGarcia, Clarice Aparecida Alencar [UNESP]
dc.contributor.authorYoshiura, Eunice Vaz Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Paulo Rennes Marçal
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Paulista Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:01Z
dc.date.available2014-05-20T13:22:01Z
dc.date.issued2006-08-01
dc.description.abstractHá poucas investigações quanto às práticas educativas escolas, ou seja, os procedimentos que são utilizados pelo educador para promover a aprendizagem de seus alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas educativas escolares, e verificar em que medida essas práticas contribuem para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo optou pelo estudo exploratório contemplando observações em sala de aula, bem como, no ambiente escolar. As observações ocorriam semanalmente sem datas fixas, e em horários diferentes, a fim de que fosse possível observação num ambiente típico. Utilizou-se também a entrevista e a análise de documentos do aluno (redação, provas, atividades acadêmicas) e da escola. Participaram do presente estudo um aluno que apresenta dismotria cerebral ontogenética, sua mãe, bem como, as professoras que lecionaram à ele durante os anos de 2000 e 2001. Os dados coletados auxiliaram para definir a categoria que foi foco da presente pesquisa: desempenho e rendimento escolar e percepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem. Como conclusão o presente estudo constatou que o processo de inclusão do aluno, no tocante à inclusão física social, responde até certo grau às suas necessidades. No entanto, do ponto de vista de aprendizagem, não houve inclusão educacional, as práticas educativas observadas não contemplavam a especificidade curricular e de aprendizagem a fim de atender às necessidades do aluno.pt
dc.description.abstractThere are few studies of educational practices in schools, that is, of the procedures used by educators to promote learning in their students. Thus, the aim of this paper is to analyze educational practices in schools so as to uncover to what extent these practices contribute to the inclusion of students with special educational needs. The present exploratory study used weekly observations in the classroom as well as in the general school environment as a means to collect data. So as to ensure a typical reading of the school setting, the observation times and dates varied. Interviews and documental analysis of student work (essays, tests, classroom worksheets) and school documents were also carried out. The participants in the study included a student with cerebral palsy, his mother, as well as the teachers who taught him during the years of 2000 and 2001. The data that was collected enabled us to define the category that became the focus for the present research: scholastic chievement and student performance and the student's perception of his own learning process. In conclusion, this study showed to a certain degree that the inclusion process for this student is having positive results as to social and physical presence. However, when looking at actual learning, educational inclusion did not occur, because the educational practices observed did not answer to the specific needs of this student.en
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Paulista Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.format.extent169-186
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200003
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 169-186, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382006000200003
dc.identifier.fileS1413-65382006000200003.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.lattes7163791603588084
dc.identifier.orcid0000-0002-1552-5702
dc.identifier.scieloS1413-65382006000200003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6417
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectinclusãopt
dc.subjectprática pedagógicapt
dc.subjectparalisia cerebralpt
dc.subjectspecial educationen
dc.subjectinclusionen
dc.subjecteducational practicesen
dc.subjectcerebral palsyen
dc.titleInclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicaspt
dc.title.alternativeInclusion of students with cerebral palsy: analysis of pedagogical practicesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7163791603588084[4]
unesp.author.lattes6817625850441625[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1552-5702[4]
unesp.author.orcid0000-0002-5037-4882[1]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-65382006000200003.pdf
Tamanho:
252.3 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções