Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino da ginástica rítmica como esporte técnico-combinatório na escola: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bento-Soares, Daniela

Coorientador

Bortoletto, Leonardo Rebelato

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Ginástica nas aulas de Educação Física escolar pode ser abordada, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, em duas unidades temáticas: enquanto Ginástica, compreendendo as Ginástica Geral, Ginástica de Condicionamento Físico e Ginástica de Conscientização Corporal, e enquanto Esporte, como parte do objeto de conhecimento Esportes Técnico-Combinatórios. Dentre as diferentes modalidades competitivas de Ginástica que podem ser tematizadas nesse contexto, a Ginástica Rítmica é aquela caracterizada pela manipulação de aparelhos de pequeno porte, de forma ritmada e com gestualidade própria, podendo ser realizada de maneira individual ou em grupos. Entretanto, seu ensino pode ser um desafio para professores/as do Ensino Fundamental, especialmente relacionado a aspectos técnicos, artísticos, de adaptação dos aparelhos e até mesmo sociais, ao tratar de questões de gênero. Desta forma, o objetivo geral do trabalho foi desenvolver estratégias pedagógicas para o ensino da Ginástica Rítmica (GR) contemplando os conteúdos técnicos, histórico-cultural, socioeducativo, a partir da investigação da literatura científica sobre seu ensino. Foi objetivo específico dessa pesquisa construir três planos de aula para o ensino dos temas fundamentais da GR na Educação Física escolar. O desenvolvimento do estudo ocorreu em três etapas: a) levantamento bibliográfico acerca da GR na escola, em que foram consultados 23 documentos encontrados a partir da busca com as palavras-chave “ginástica rítmica e escola” nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Athena, Acervus e Dedalus; b) proposição de estratégias pedagógicas; e c) criação de planos de aula. Os resultados do estudo permitiram retratar que é possível trabalhar com GR na escola, possibilitando que os/as alunos, compreendam, apropriem-se e ressignificam o conhecimento acerca da modalidade.

Resumo (inglês)

Gymnastics in school Physical Education classes can be addressed, according to the National Common Core Curriculum (BNCC), in two thematic units: as Gymnastics, encompassing General Gymnastics, Fitness Conditioning Gymnastics, and Body Awareness Gymnastics, and as a Sport, as part of the knowledge object of Technical-Combining Sports. Among the different competitive Gymnastics disciplines that can be covered in this context, Rhythmic Gymnastics is characterized by the manipulation of small apparatus in a rhythmic manner, with its own gestures, and can be performed individually or in groups. However, teaching it can be challenging for elementary school teachers, especially concerning technical, artistic, apparatus adaptation aspects, and even social issues, such as gender discussions. Thus, the general objective of this study was to develop pedagogical strategies for teaching Rhythmic Gymnastics (RG) that address technical, historical-cultural, and socio-educational content, based on the investigation of scientific literature on its teaching. A specific objective of this research was to create a lesson plan, comprising three lessons, for teaching the fundamental topics of RG in school Physical Education. The study was developed in three stages: a) a bibliographic review on RG in schools, consulting 23 documents found through a search using the keywords "rhythmic gymnastics and school" in the databases Google Scholar, CAPES Journals, Athena, Acervus, and Dedalus; b) proposal of pedagogical strategies; and c) creation of lesson plans. The study results showed that it is possible to work with RG in schools, enabling students to understand, appropriate, and re-signify knowledge about the discipline.

Descrição

Palavras-chave

Ginástica, Educação física escolar, Ginástica rítmica, Estratégias pedagógicas, Gymnastics, School physical education, Rhythmic gymnastics, Pedagogical strategies

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação