Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino da ginástica rítmica como esporte técnico-combinatório na escola: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorBento-Soares, Daniela [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Flávia de Cássia Eleutério [UNESP]
dc.contributor.coadvisorBortoletto, Leonardo Rebelato [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-11-26T19:28:23Z
dc.date.available2024-11-26T19:28:23Z
dc.date.issued2024-11-11
dc.description.abstractA Ginástica nas aulas de Educação Física escolar pode ser abordada, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, em duas unidades temáticas: enquanto Ginástica, compreendendo as Ginástica Geral, Ginástica de Condicionamento Físico e Ginástica de Conscientização Corporal, e enquanto Esporte, como parte do objeto de conhecimento Esportes Técnico-Combinatórios. Dentre as diferentes modalidades competitivas de Ginástica que podem ser tematizadas nesse contexto, a Ginástica Rítmica é aquela caracterizada pela manipulação de aparelhos de pequeno porte, de forma ritmada e com gestualidade própria, podendo ser realizada de maneira individual ou em grupos. Entretanto, seu ensino pode ser um desafio para professores/as do Ensino Fundamental, especialmente relacionado a aspectos técnicos, artísticos, de adaptação dos aparelhos e até mesmo sociais, ao tratar de questões de gênero. Desta forma, o objetivo geral do trabalho foi desenvolver estratégias pedagógicas para o ensino da Ginástica Rítmica (GR) contemplando os conteúdos técnicos, histórico-cultural, socioeducativo, a partir da investigação da literatura científica sobre seu ensino. Foi objetivo específico dessa pesquisa construir três planos de aula para o ensino dos temas fundamentais da GR na Educação Física escolar. O desenvolvimento do estudo ocorreu em três etapas: a) levantamento bibliográfico acerca da GR na escola, em que foram consultados 23 documentos encontrados a partir da busca com as palavras-chave “ginástica rítmica e escola” nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Athena, Acervus e Dedalus; b) proposição de estratégias pedagógicas; e c) criação de planos de aula. Os resultados do estudo permitiram retratar que é possível trabalhar com GR na escola, possibilitando que os/as alunos, compreendam, apropriem-se e ressignificam o conhecimento acerca da modalidade.pt
dc.description.abstractGymnastics in school Physical Education classes can be addressed, according to the National Common Core Curriculum (BNCC), in two thematic units: as Gymnastics, encompassing General Gymnastics, Fitness Conditioning Gymnastics, and Body Awareness Gymnastics, and as a Sport, as part of the knowledge object of Technical-Combining Sports. Among the different competitive Gymnastics disciplines that can be covered in this context, Rhythmic Gymnastics is characterized by the manipulation of small apparatus in a rhythmic manner, with its own gestures, and can be performed individually or in groups. However, teaching it can be challenging for elementary school teachers, especially concerning technical, artistic, apparatus adaptation aspects, and even social issues, such as gender discussions. Thus, the general objective of this study was to develop pedagogical strategies for teaching Rhythmic Gymnastics (RG) that address technical, historical-cultural, and socio-educational content, based on the investigation of scientific literature on its teaching. A specific objective of this research was to create a lesson plan, comprising three lessons, for teaching the fundamental topics of RG in school Physical Education. The study was developed in three stages: a) a bibliographic review on RG in schools, consulting 23 documents found through a search using the keywords "rhythmic gymnastics and school" in the databases Google Scholar, CAPES Journals, Athena, Acervus, and Dedalus; b) proposal of pedagogical strategies; and c) creation of lesson plans. The study results showed that it is possible to work with RG in schools, enabling students to understand, appropriate, and re-signify knowledge about the discipline.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258349
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectGinásticapt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectGinástica rítmicapt
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectRhythmic gymnasticsen
dc.subjectPedagogical strategiesen
dc.titleO ensino da ginástica rítmica como esporte técnico-combinatório na escola: uma proposta para os anos finais do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeThe teaching of rhythmic gymnastics as a technical-combinatorial sport in schools: a proposal for the final years of elementary education.en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Educação Físicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ribeiro_fce_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
3.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ribeiro_fce_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
121.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: