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Publicação:
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção

dc.contributor.authorNogueira, Sária Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
dc.contributor.authorAltafim, Elisa Rachel Pisani [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:29Z
dc.date.available2014-09-30T18:18:29Z
dc.date.issued2013-12-01
dc.description.abstractThis research aims to describe the effects of an intervention program focusing on parenting practices of mothers of babies by comparing pre- and post -test (intragroup comparison) performed with groups of adolescent mothers and adult mothers (intergroup comparison). Participants were 40 mothers, 20 adolescents and 20 adults. To collect data we used the Parenting Styles Inventory for Mothers of Babies (IEPMB), applied before and after the intervention, which is characterized for ten weekly meetings on topics related to the cycle of human development and parenting practices. The results showed significantly better educational practices for adolescent mothers compared to adult mothers especially in the first evaluation conducted. The intervention group was effective for most participants, adults and adolescents, who improved their parenting practices or remained appropriate. It discusses the importance of interventional groups to improve parenting practices of mothers of babies.en
dc.description.abstractEsta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês.pt
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo describir los efectos de un programa de intervención se centra en las prácticas de crianza de las madres de los bebés mediante la comparación pre y post -test (comparación intragrupo) realizado con grupos de madres adolescentes y madres adultas (comparación entre grupos). Los participantes fueron 40 madres, 20 adolescentes y 20 adultos. Para recoger los datos se utilizó el Inventario de Estilos y Prácticas Parentales para las madres de bebés (IEPMB), aplicado antes y después de la intervención, que se caracteriza por diez reuniones semanales sobre temas relacionados con el ciclo de las prácticas de crianza de los hijos y el desarrollo humano. Los resultados mostraron significativamente mejores prácticas educativas para las madres adolescentes en comparación con las madres adultas, especialmente en la primera evaluación realizada. El grupo de intervención fue eficaz para la mayoría de los participantes, adultos y adolescentes, que mejoraron sus prácticas de crianza de los hijos o permanecieron apropriado. Se discute la importancia de los grupos de intervención para mejorar las prácticas de crianza de las madres de los bebés.es
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Psicologia e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Psicologia e do Programa de Pós- Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
dc.format.extent599-609
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722013000400003
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, v. 18, n. 4, p. 599-609, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722013000400003
dc.identifier.fileS1413-73722013000400003.pdf
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.lattes8149650593877042
dc.identifier.scieloS1413-73722013000400003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109588
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.relation.ispartofsjr0,229
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectRelação mãe-criançapt
dc.subjectpráticas de criação infantilpt
dc.subjectintervenção psicológicapt
dc.subjectMother and child relationen
dc.subjectchildrearing practicesen
dc.subjectpsychological interventen
dc.titlePráticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervençãopt
dc.title.alternativePrácticas educativas de madres de bebés: efectos de un programa de intervenciónes
dc.title.alternativeEducational practices of babies' mothers: effects of an intervention programen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8149650593877042
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

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