Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Jogo de regras no ensino fundamental: construindo intervenções para crianças com dificuldades de aprendizagem

Resumo

Descrição

Considerando o grande número de crianças com queixas relacionadas às dificuldades de aprendizagem, bem como a necessidade das instituições escolares criarem formas de intervir junto a esses quadros, que sejam coerentes ao desenvolvimento e às necessidades dos alunos, é que o presente projeto foi delineado. Parte-se do referencial teórico piagetiano, em específico da atuação da abstração reflexionante, mecanismo central do desenvolvimento cognitivo. Considera-se o jogo de regras como ferramenta útil ao trabalho junto à criança com queixas de dificuldades de aprendizagem, mediante a construção de intervenções pedagógicas alicerçadas no desenvolvimento e na atuação da abstração reflexionante. A pesquisa será desenvolvida numa escola estadual de ensino fundamental I, por meio da execução de duas etapas. Da primeira etapa, com delineamento pré-experimental, participarão 40 alunos com idade entre 7 a 10 anos, encaminhados por seus professores. Serão considerados como instrumentos do pré e pós-teste: a última avaliação de língua portuguesa e de matemática realizada pela criança, duas provas que permitem avaliar a atuação da abstração reflexionante (prova operatória das relações entre superfícies e perímetros dos retângulos e prova operatória da abstração reflexionante: abstrações, diferenciações e integrações no emprego de operações aritméticas elementares) e o encaminhamento/avaliação dos docentes. Como tratamento, serão organizadas intervenções com jogos de regras específicos (Jogo da Velha 3D, Jogo Memobox, Jogo do Espelho, Jogo do Buraco, Jogo Mental Flexibility), em sala de aula, conforme as queixas apresentadas pelos professores e as necessidades das crianças. A partir desses resultados, a segunda etapa será desenvolvida com a equipe de professores, que receberá formação continuada para o trabalho com jogos de regras junto a crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Os professores receberão orientações e auxílio para modificações de suas práticas a partir dos conteúdos abordados no curso. 1) Transcrições de entrevistas clínicas e provas operatórias aplicadas em 41 participantes; 2) Registros de resolução de situações-problema dos jogos utilizados durante a pesquisa; 3) Registros dos desenhos e escritas realizados pelos participantes representando o que aprenderam nos encontros com os jogos; 4) Registros dos planejamentos das docentes para aula envolvendo jogos.

Palavras-chave

Dificuldades de aprendizagem, Distúrbios da aprendizagem, Jogos de regras, Jogos educativos, Abstração reflexionante, Intervenção pedagógica, Epistemologia genética, Piaget, Jean, Learning disabilities, Genetic epistemology, Educational games

Idioma

Português

Citação

SARAVALI, Eliane Giachetto. Jogo de regras no ensino fundamental: construindo intervenções para crianças com dificuldades de aprendizagem. Repositório Institucional UNESP, 2025. Dado de pesquisa.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação