Publicação: ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar
dc.contributor.author | Menino-mencia, Gislaine Ferreira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Belancieri, Maria De Fátima | |
dc.contributor.author | Santos, Mônica Pereira Dos | |
dc.contributor.author | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Centro Universitário de Adamantina | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Rio de Janeiro | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:26:27Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:26:27Z | |
dc.date.issued | 2019-11-04 | |
dc.description.abstract | La escuela inclusiva tiene como lema la participación plena y compartida de todos los sujetos en el proceso educacional. En ese sentido, este estudio tuvo como objetivo investigar lo que piensan los padres, alumnos y equipo escolar sobre la temática de la escuela inclusiva. Se realizó el estudio en una escuela de Enseñanza Primaria -Ciclo I, del interior paulista y tuvo como participantes 179 padres, 204 alumnos y 16 integrantes del equipo escolar. La recolecta de datos involucró la aplicación de los cuestionarios del Índex para Inclusión”, constituido de tres dimensiones: culturas, políticas y prácticas. Los resultados demuestran una mirada del equipo escolar y de los alumnos y padres más direccionados a la estructura física de la escuela, siendo que, la mayor parte muestra satisfacción en relación a los recursos humanos y a las clases. En este sentido, se observa una mirada aún restricta cuanto al proceso inclusivo, siendo necesario un trabajo más efectivo junto a los alumnos, a los padres/responsables y equipo escolar. | es |
dc.description.abstract | A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.description.affiliation | Centro Universitário de Adamantina | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019011819 | |
dc.identifier.citation | Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 23, p. -, 2019. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/2175-35392019011819 | |
dc.identifier.file | S1413-85572019000100316.pdf | |
dc.identifier.issn | 2175-3539 | |
dc.identifier.scielo | S1413-85572019000100316 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/211574 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | |
dc.relation.ispartof | Psicologia Escolar e Educacional | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | inclusão | pt |
dc.subject | indicadores | pt |
dc.title | ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar | pt |
dc.title.alternative | ESCOLA INCLUSIVA: una iniciativa compartida entre padres, alumnos y equipo escolar | es |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-5913-196X[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-7292-3961[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-7057-7804[3] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-9184-8319[4] |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1413-85572019000100316.pdf
- Tamanho:
- 425.83 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format