Logotipo do repositório
 

Publicação:
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar

dc.contributor.authorMenino-mencia, Gislaine Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorBelancieri, Maria De Fátima
dc.contributor.authorSantos, Mônica Pereira Dos
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Adamantina
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio de Janeiro
dc.date.accessioned2021-07-14T10:26:27Z
dc.date.available2021-07-14T10:26:27Z
dc.date.issued2019-11-04
dc.description.abstractLa escuela inclusiva tiene como lema la participación plena y compartida de todos los sujetos en el proceso educacional. En ese sentido, este estudio tuvo como objetivo investigar lo que piensan los padres, alumnos y equipo escolar sobre la temática de la escuela inclusiva. Se realizó el estudio en una escuela de Enseñanza Primaria -Ciclo I, del interior paulista y tuvo como participantes 179 padres, 204 alumnos y 16 integrantes del equipo escolar. La recolecta de datos involucró la aplicación de los cuestionarios del Índex para Inclusión”, constituido de tres dimensiones: culturas, políticas y prácticas. Los resultados demuestran una mirada del equipo escolar y de los alumnos y padres más direccionados a la estructura física de la escuela, siendo que, la mayor parte muestra satisfacción en relación a los recursos humanos y a las clases. En este sentido, se observa una mirada aún restricta cuanto al proceso inclusivo, siendo necesario un trabajo más efectivo junto a los alumnos, a los padres/responsables y equipo escolar.es
dc.description.abstractA escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationCentro Universitário de Adamantina
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio de Janeiro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019011819
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 23, p. -, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392019011819
dc.identifier.fileS1413-85572019000100316.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572019000100316
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211574
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectinclusãopt
dc.subjectindicadorespt
dc.titleESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolarpt
dc.title.alternativeESCOLA INCLUSIVA: una iniciativa compartida entre padres, alumnos y equipo escolares
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-5913-196X[1]
unesp.author.orcid0000-0001-7292-3961[2]
unesp.author.orcid0000-0002-7057-7804[3]
unesp.author.orcid0000-0002-9184-8319[4]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572019000100316.pdf
Tamanho:
425.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções