Logotipo do repositório
 

Publicação:
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (espanhol)

La escuela inclusiva tiene como lema la participación plena y compartida de todos los sujetos en el proceso educacional. En ese sentido, este estudio tuvo como objetivo investigar lo que piensan los padres, alumnos y equipo escolar sobre la temática de la escuela inclusiva. Se realizó el estudio en una escuela de Enseñanza Primaria -Ciclo I, del interior paulista y tuvo como participantes 179 padres, 204 alumnos y 16 integrantes del equipo escolar. La recolecta de datos involucró la aplicación de los cuestionarios del Índex para Inclusión”, constituido de tres dimensiones: culturas, políticas y prácticas. Los resultados demuestran una mirada del equipo escolar y de los alumnos y padres más direccionados a la estructura física de la escuela, siendo que, la mayor parte muestra satisfacción en relación a los recursos humanos y a las clases. En este sentido, se observa una mirada aún restricta cuanto al proceso inclusivo, siendo necesario un trabajo más efectivo junto a los alumnos, a los padres/responsables y equipo escolar.

Resumo (português)

A escola inclusiva tem como mote a participação plena e compartilhada de todos os sujeitos no processo educacional. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os pais, alunos e equipe escolar sobre a temática da escola inclusiva. O estudo foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental-Ciclo I, do interior paulista, tendo como participantes 179 pais, 204 alunos e 16 integrantes da equipe escolar. A coleta de dados envolveu a aplicação dos questionários do Index para Inclusão”, constituído de três dimensões: culturas, políticas e práticas. Os resultados demonstram um olhar tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e pais mais direcionados a estrutura física da escola, sendo que, a maioria mostra satisfação em relação aos recursos humanos e as aulas. Neste sentido, observa-se um olhar ainda restrito quanto ao processo inclusivo, sendo necessário um trabalho mais efetivo junto aos alunos, aos pais/responsáveis e equipe escolar.

Descrição

Palavras-chave

Educação, inclusão, indicadores

Idioma

Português

Como citar

Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 23, p. -, 2019.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação