Publication: Plano Municipal de Educação: referencial cognitivo e normativo da gestão educacional
Loading...
Date
Authors
Advisor
Lemes, Sebastião de Souza
Coadvisor
Graduate program
Educação Escolar - FCLAR
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Doctoral dissertation
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Plano Municipal de Educação de Bebedouro-SP e o objetivo geral é compreender e discutir a matriz cognitiva e normativa construída pela dinâmica do conjunto de interações e negociações entre os agentes públicos, políticos e sociais, para a execução das ações educacionais a partir desse referencial. Os objetivos específicos são: descrever os eixos de ação como determinantes produzidos pela atuação dos agentes, as representações, os processos de mobilização de recursos, as instituições e os efeitos da ação como resultados no âmbito do sistema municipal de ensino; interpretar a matriz cognitiva e normativa presente nas interações dos agentes, considerando os quatro elementos para análise: os valores, as imagens, os algoritmos e os padrões; compreender a dinâmica de interações entre os agentes e a relação existente entre dois referenciais, o cognitivo e o normativo; identificar as ações estratégicas de cada meta do plano municipal de educação e situá-las no tempo e espaço em que irão se desenvolver durante a sua vigência para o desenvolvimento da educação infantil. A abordagem adotada nesta pesquisa é a análise cognitiva de políticas públicas, considerando os seus elementos analíticos na perspectiva da Ação Pública. Trata-se de uma pesquisa do tipo empírica e indutiva, com a utilização da técnica de análise de conteúdo para descrever e interpretar os instrumentos de ação. A análise das ações estratégicas contidas nos planos de educação está categorizada em três grupos: aprimoramento, permanência e manutenção, e novas implantações. Em tese, as estratégias vão sendo executadas conforme as pressões dos agentes e atores que defendem interesses relacionados a problemas, a partir de uma representação específica de seu lugar na sociedade. A ordem de prioridade para execução das estratégias de ação é definida pela matriz cognitiva e normativa. A existência de um referencial cognitivo e normativo promove a movimentação dos agentes, o que consequentemente movimenta os demais eixos que constituem a dinâmica da gestão educacional.
Abstract (english)
This research has as object of study the Municipal Education Plan of Bebedouro-SP and the general objective is to understand and discuss the cognitive and normative matrix built by the dynamics of the set of interactions and negotiations between public, political and social agents, for the execution educational actions based on this framework. The specific objectives are: to describe the axes of action as determinants produced by the performance of the agents, the representations, the processes of resource mobilization, the institutions and the effects of the action as results within the scope of the municipal education system; interpret the cognitive and normative matrix present in the interactions of agents, considering the four elements for analysis: values, images, algorithms and patterns; understand the dynamics of interactions between agents and the relationship between two references, the cognitive and the normative; identify the strategic actions of each goal of the municipal education plan and place them in the time and space in which they will develop during their term for the development of early childhood education. The approach adopted in this research is the cognitive analysis of public policies, considering its analytical elements from the perspective of Public Action. It is an empirical and inductive type of research, using the technique of content analysis to describe and interpret the instruments of action. The analysis of the strategic actions contained in the education plans is categorized into three groups: improvement, permanence and maintenance, and new implementations. In theory, strategies are being implemented according to the pressure of agents and actors who defend interests related to problems, based on a specific representation of their place in society. The order of priority for implementing action strategies is defined by the cognitive and normative matrix. The existence of a cognitive and normative referential promotes the movement of agents, which consequently moves the other axes that constitute the dynamics of educational management.
Abstract (spanish)
Esta investigación tiene como objeto de estudio el Plan de Educación Municipal de Bebedouro-SP y el objetivo general es comprender y discutir la matriz cognitiva y normativa construida por la dinámica del conjunto de interacciones y negociaciones entre agentes públicos, políticos y sociales, para la ejecución acciones educativas basadas en este marco. Los objetivos específicos son: describir los ejes de acción como determinantes producidos por el desempeño de los agentes, las representaciones, los procesos de movilización de recursos, las instituciones y los efectos de la acción como resultados dentro del alcance del sistema educativo municipal; interpretar la matriz cognitiva y normativa presente en las interacciones de los agentes, considerando los cuatro elementos para el análisis: valores, imágenes, algoritmos y patrones; Comprender la dinámica de las interacciones entre los agentes y la relación entre dos referencias, la cognitiva y la normativa. identifique las acciones estratégicas de cada objetivo del plan educativo municipal y colóquelas en el tiempo y el espacio en el que se desarrollarán durante su mandato para el desarrollo de la educación de la primera infancia. El enfoque adoptado en esta investigación es el análisis cognitivo de las políticas públicas, considerando sus elementos analíticos desde la perspectiva de la Acción Pública. Es un tipo de investigación empírica e inductiva, que utiliza la técnica de análisis de contenido para describir e interpretar los instrumentos de acción. El análisis de las acciones estratégicas contenidas en los planes educativos se clasifica en tres grupos: mejora, permanencia y mantenimiento, y nuevas implementaciones. En teoría, las estrategias se implementan de acuerdo con la presión de los agentes y actores que defienden los intereses relacionados con los problemas, en función de una representación específica de su lugar en la sociedad. El orden de prioridad para implementar estrategias de acción está definido por la matriz cognitiva y normativa. La existencia de un referencial cognitivo y normativo promueve el movimiento de agentes, lo que en consecuencia mueve los otros ejes que constituyen la dinámica de la gestión educativa.
Description
Keywords
gestão educacional, matriz cognitiva e normativa, análise cognitiva, ação pública, plano municipal de educação, educational management, cognitive and normative matrix, cognitive analysis, public action, municipal education plan, gestión educativa, matriz cognitiva y normativa, análisis cognitivo, acción pública, plan de educación municipal
Language
Portuguese