Logotipo do repositório
 

Publicação:
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado

dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorPrado, Rosemeiry de Castro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-04-26T14:53:20Z
dc.date.available2018-04-26T14:53:20Z
dc.date.issued2018-03-01
dc.description.abstractAs Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec), instituições públicas de ensino superior, são o tema central desse trabalho que foi desenvolvido tendo como abordagem metodológica a História Oral. Duas frentes estão entrelaçadas nessa proposta: a primeira trata mais diretamente de uma história das instituições escolares, enquanto a segunda, tentando esmiuçar as práticas de ensino de Matemática nas Fatec, levanta a possibilidade de se compreender o surgimento ou o estabelecimento de um discurso sobre uma matemática escolar “nova”, uma cultura matemática própria de instâncias vinculadas à educação tecnológica. Nossos objetivos específicos concentram-se em abordar estruturas e características singulares às Fatec; compreender aspectos do contexto político, social e administrativo vigente quando da criação dessas instituições; contextualizar, num dado momento histórico, o surgimento dessas escolas no cenário educacional e sua demanda por professores de Matemática; estudar o lugar ocupado pela Matemática nas Fatec; e criar fontes, contribuindo com outras pesquisas. Para compor nossas compreensões, contamos com narrativas de oito professores de Matemática que iniciaram suas carreiras nessas instituições durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, vivenciando o ambiente da Fatec São Paulo, “paradigma” de todas as unidades hoje existentes. Além disso, buscamos ter à mão um acervo de fontes escritas que articuladas às narrativas orais dos nossos colaboradores, apoiam nosso percurso de pesquisa. O estudo segue apresentado em três Cadernos de Pesquisa, cada um deles dividido em blocos interdependentes nos quais são apresentados (a) os pressupostos metodológicos e as fontes narrativas que dão sustentação às análises; (b) uma história da Fatec, focando mais detidamente as décadas de 1970 a 1990; e (c) aspectos das alocuções das práticas relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática nessa instituição.pt
dc.description.abstractThe Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), which are public institutions of higher education, are the central theme of this work that was developed with an Oral History methodological approach. Two fronts are interweaved in this proposal: the first deals more directly with the history of school institutions, while the second, in an attempt to marshal the teaching practices of Mathematics at Fatec, raises the possibility of understanding the emergence or the establishment of a discourse on "new" mathematics at school, a mathematical culture specific to instances related to technological education. Our specific objectives focus on addressing unique structures and characteristics at Fatec; as well as understanding some political, social and administrative aspects of these institutions while they were created. Another aim is to contextualize, at a given historical moment, the emergence of these schools in the educational scenario and their demand for mathematics teachers; and to study the position occupied by Mathematics at Fatec in order to create data that could contribute to other researches. In order to compose our understanding, we have the narratives of eight Mathematics teachers who began their careers in these institutions during the 1970s, 1980s and 1990s, experiencing the environment of Fatec São Paulo, the "paradigm" for all the existing units. In addition to that, it is also a target to have at hand a collection of written sources that articulate the oral narratives of our collaborators and support our research. The study is presented in three Research Papers, each of them divided into interdependent blocks in which the methodological assumptions and the narrative sources that support the analyzes are presented; (b) a history of Fatec, focusing more closely on the 1970s to 1990s; and (c) aspects of the speeches of the practices related to the teaching and learning of Mathematics in this institution.en
dc.identifier.aleph000900772
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153755
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFatecpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectHistória oralpt
dc.subjectEducação tecnológicapt
dc.subjectHistória da educação brasileirapt
dc.subjectHistória da educação matemática no Brasilpt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectOral historyen
dc.subjectTechnological educationen
dc.subjectHistory of brazilian educationen
dc.subjectHistory of mathematics education in Brazilen
dc.titleAs Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticadopt
dc.title.alternativeThe Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: a history of the institution and aspects related to the teaching of Mathematics in iten
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5089072868644414[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-0750-8483[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
prado_rc_dr_bauru.pdf
Tamanho:
3.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.05 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: