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Publicação:
As (inter)relações da educação física escolar e os aspectos motivacionais nas práticas corporais e esportivas em alunos(as) do Ensino Médio

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Orientador

Venditti Junior, Rubens

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pesquisa realizada abordou a motivação dos alunos do ensino médio em relação às aulas de Educação Física, considerando fatores como a relação com os professores, a infraestrutura escolar e a abordagem do conteúdo. Assim, a pesquisa buscou evidenciar a complexidade da motivação dos alunos em relação à Educação Física, apontando para a importância da abordagem pedagógica, inovação nas aulas e consideração dos aspectos individuais de cada estudante. O método utilizado foi de entrevistas semi-estruturadas, com observação e gravação de áudio de 42 alunos e 7 professores participantes, após a divulgação e critérios de inclusão e exclusão. Foram realizadas estas entrevistas com Professores e alunos de escolas da Rede Pública (Municipal e Estadual da Região de Bauru-SP), nos anos do ensino médio. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos tem uma relação estável com a escola, mas destacam a importância da interação positiva com os professores de Educação Física, além de ressaltar que a motivação dos alunos está relacionada à prática esportiva, evitar o sedentarismo e a busca por diversão. As conclusões ressaltam a necessidade de promover um ambiente escolar mais motivador e inclusivo, incentivando a participação ativa dos alunos nas atividades físicas No entanto, alguns aspectos negativos, como a falta de estrutura e a competição exacerbada, foram apontados como desmotivadores.

Resumo (inglês)

The scientific research conducted addressed the motivation of high school students regarding Physical Education classes, considering factors such as the relationship with teachers, school infrastructure, and content approach. Thus, the research highlights the complexity of students' motivation towards Physical Education, pointing to the importance of pedagogical approach, innovation in classes, and consideration of individual aspects of each student. The method used will be semi-structured interviews, with observation and audio recording of 42 participating students and 7 teachers, following the disclosure and inclusion/exclusion criteria. However, these interviews will be conducted with teachers and students from Public Schools (Municipal and State) in the Bauru-SP region, focusing on high school years. The conclusions emphasize the need to promote a more motivating and inclusive school environment, encouraging active participation of students in physical activities. The results revealed that the majority of students have a stable relationship with school but highlight the importance of positive interaction with Physical Education teachers. Additionally, it underscores that students' motivation is related to sports practice, avoiding sedentary behavior, and seeking enjoyment. However, some negative aspects, such as lack of infrastructure and excessive competition, were identified as demotivating factors.

Descrição

Palavras-chave

Práticas esportivas, Psicologia do esporte, Educação Física Escolar, Sports psychology, Professional performance, Secondary education, School infrastructure, Professors

Idioma

Português

Como citar

SBERNI, Felipe Soffiatti Barreto. As (inter)relações da educação física escolar e os aspectos motivacionais nas práticas corporais e esportivas em alunos(as) do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.

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