Publicação: Cartilha educativa para enfrentamento do HIV/aids: subsídio para os profissionais da atenção primária no letramento em saúde
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Andrade, Juliane 

Coorientador
Avila, Marla Andréia Garcia de 

Pós-graduação
Enfermagem - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A educação em saúde é um pilar na luta contra o HIV. Os pressupostos do letramento em saúde são essenciais para assegurar que as tecnologias para o cuidado permitam o acesso, compreensão, avaliação e utilização eficaz das informações. Na literatura há materiais que amparam os profissionais da saúde na sua prática em relação ao HIV na Atenção Primária à Saúde. Entretanto, poucos estão direcionados a subsidiar na aplicação do letramento em saúde. Assim, o objetivo da presente dissertação foi desenvolver uma cartilha educativa para as ações de enfrentamento do HIV e aids, a fim de subsidiar os profissionais da Atenção Primária à Saúde no cuidado e letramento em saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica para desenvolvimento de material educativo direcionado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, com base na perspectiva do referencial teórico do Letramento em Saúde. A necessidade de desenvolver a cartilha surgiu de uma pesquisa de campo que apontou a necessidade de fortalecer as ações de enfrentamento do HIV/aids dos profissionais de saúde. Para a construção do material e seleção de conteúdo apresentado, foram seguidas as dimensões do instrumento validado intitulado "Validação de Constructo: Enfrentamento do HIV/aids na Atenção Primária à Saúde", utilizado na pesquisa mencionada, com elaboração de quadro norteador para a presente cartilha e demais materiais de cunho semelhante, elaborado pelos autores. O conteúdo apresentado na cartilha foi elaborado com base em referências atuais do Ministério da Saúde. O material teve cinco versões, com futura fase de validação. Foram seguidas sete etapas para a construção da cartilha: 1º: público, 2º: Contexto, 3º: conhecimento prévio da temática, 4º: escolha da estratégia, 5º: determinação da mensagem, 6º: escolha da linguagem adotada e 7º ferramentas de Letramento em Saúde. Como resultado obteve-se um material no formato de uma cartilha digital, com 24 páginas e 13 tópicos sobre ações de enfrentamento do HIV/aids na Atenção Primária à Saúde (objetivo da cartilha; letramento em saúde; conheça mais sobre o HIV/aids, outras ISTs e formas de prevenção; Profilaxia Pré – Exposição; Profilaxia Pós – Exposição; acesso à saúde; diagnóstico; busca ativa; autogestão do cuidado; aconselhamento; continuidade do cuidado; educação em saúde e letramento em saúde acerca do HIV/aids). Ainda, para interagir com o profissional de saúde e aproximá-lo do conteúdo e propósito da cartilha, foi criado um avatar com as características físicas da autora desta dissertação. Considera-se que, com este trabalho, foi desenvolvido uma cartilha educativa como instrumento de suporte aos profissionais da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento do HIV/aids, utilizando o referencial teórico Letramento em Saúde. Esse material, ao integrar princípios de educação em saúde e Letramento, possui potencial para aprimorar a qualidade do cuidado ofertado, reforçando os pilares da humanização e da integralidade na atenção à saúde.
Resumo (inglês)
Health education is a cornerstone in the fight against HIV. The principles of health literacy are essential to ensure that care technologies enable access to, comprehension of, critical evaluation, and effective use of health information. Although the literature provides materials that support healthcare professionals in managing HIV within Primary Health Care, few specifically address the application of health literacy. Thus, the objective of this dissertation was to develop an educational booklet to support HIV/AIDS response actions and to strengthen health literacy among Primary Health Care professionals. This is a methodological study aimed at developing educational material directed toward healthcare professionals, based on the theoretical framework of Health Literacy. The need for the booklet emerged from a field study that identified the necessity to strengthen HIV/AIDS response actions among these professionals. For the construction of the material and the selection of content, the dimensions of the validated instrument titled "Construct Validation: HIV/AIDS Response in Primary Health Care," used in the referenced research, were followed, along with the development of a guiding framework for the booklet and the consultation of similar materials produced by the authors. The content was developed based on current references from the Brazilian Ministry of Health. The material underwent five versions, with a validation phase planned for the future. Seven steps were followed during the development process: definition of the target audience, context analysis, assessment of prior knowledge, choice of educational strategy, determination of the key message, selection of appropriate language, and application of health literacy tools. As a result, a 24-page digital booklet was created, covering 13 key topics regarding HIV/AIDS response actions in Primary Health Care: the objective of the booklet, health literacy concepts, information about HIV/AIDS and other sexually transmitted infections and prevention methods, Pre-Exposure Prophylaxis, Post-Exposure Prophylaxis, access to healthcare, diagnosis, active case finding, self-management of care, counseling, continuity of care, health education, and health literacy regarding HIV/AIDS. In addition, an avatar resembling the author's physical characteristics was created to engage healthcare professionals with the content and purpose of the booklet. It is concluded that this work resulted in the development of an educational booklet as a support tool for Primary Health Care professionals in addressing HIV/AIDS, based on the Health Literacy theoretical framework. By integrating the principles of health education and health literacy, the material has the potential to enhance the quality of care provided, reinforcing the principles of humanization and comprehensiveness in healthcare.
Descrição
Palavras-chave
Letramento em saúde, HIV, AIDS, Atenção primária à saúde, Pessoal de saúde, Materiais de ensino, Health literacy, Primary Health Care, Health personnel, Teaching materials
Idioma
Português