Análise crítica das provas da OBMEP
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Data
Autores
Orientador
Rodrigues, Tatiana Miguel 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Matemática
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem por objetivo estimular o interesse pela matemática e identificar talentos em todo o país. Contudo, para que suas potencialidades formativas e classificatórias sejam efetivamente aproveitadas no contexto escolar, é necessário examinar a coerência da prova da primeira fase como instrumento seletivo para a segunda. Este trabalho realiza uma análise crítica do modelo avaliativo adotado, considerando a realidade da aprendizagem matemática dos estudantes brasileiros. Para tanto, conduz-se uma investigação de natureza mista, articulando análises quantitativas e qualitativas das provas da primeira fase da OBMEP dos anos de 2022 a 2024, abrangendo os níveis 1,2 e 3 da competição. As questões são examinadas à luz da Taxonomia de Bloom Revisada, buscando identificar a incidência dos distintos níveis cognitivos e sua adequação ao cenário educacional nacional. Os resultados apontam um elevado grau de exigência cognitiva e um descompasso entre habilidades e conteúdos presentes nas avaliações das duas fases da Olimpíada. Conclui-se que a formulação das questões e o desenho do instrumento seletivo devem levar em conta essas fragilidades, para assegurar maior capacidade de identificar estudantes com potencial para bom desempenho.
Resumo (inglês)
The Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP) aims to stimulate interest in mathematics and identify talented students across the country. However, for its formative and classificatory potential to be effectively harnessed in the school context, it is necessary to examine the coherence of the first-phase exam as a selection instrument for the second phase. This paper presents a critical analysis of the assessment model adopted, taking into account the reality of Brazilian students’ mathematical learning. To this end, a mixed-methods investigation was conducted, combining quantitative and qualitative analyses of the OBMEP first-phase exams from 2022 to 2024, covering levels 1, 2, and 3 of the competition. The items are examined in light of the Revised Bloom’s Taxonomy, seeking to identify the incidence of different cognitive levels and their suitability to the national educational context. The results indicate a high degree of cognitive demand and a mismatch between the skills and content present in the assessments of the two phases of the Olympiad. It is concluded that the formulation of items and the design of the selection instrument should take these weaknesses into account in order to ensure a greater capacity to identify students with potential for strong performance.
Descrição
Palavras-chave
OBMEP, Avaliação, Taxonomia Revisada de Bloom, Assessment, Bloom’s revised taxonomy
Idioma
Português
Citação
TAKARABE, Diego Toshio Rodrigues. Análise crítica das provas da OBMEP. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

