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Publicação:
Juventudes e ensino médio de escolas públicas: perspectivas e projetos de futuro

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Orientador

Gracioli, Maria Madalena

Coorientador

Pós-graduação

Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, mas não da escolaridade. A escola funciona como porta de entrada do jovem para algumas atribuições do mundo adulto, e para a conquista da autonomia pessoal. Esta pesquisa, sustentada teoricamente em estudos de Educação, tem por objetivo geral, discutir sobre os projetos e as perspectivas de futuro de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de uma cidade do sudoeste do Estado de Minas Gerais; e como objetivos específicos, analisar, a partir da trajetória que realizam pelo Ensino Médio, como se dá a elaboração de projetos de futuro pelos jovens, além de conhecer as expectativas e projetos de futuro dos jovens, verificar se o período de interrupções das aulas presenciais, ocasionado pela pandemia, interferiu na elaboração de projetos de futuro dos jovens, levantar as demandas para o Ensino Médio, a partir das proposições dos alunos para apresentar à escola pública participante da pesquisa. São aporte teórico desta pesquisa, autores como: Sposito (2005, 2018), Carrano (2011), Pais (2003), Dayrell (2003), Kuenzer (2000, 2017) e Frigotto (2004). O estudo, com abordagem qualitativa, está dividido em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre juventude, novo ensino médio e projetos de futuro. Na segunda etapa, unindo teoria e pesquisa empírica, com o intuito de chegar aos projetos de futuro dos jovens, foi realizada uma pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão. Os resultados da pesquisa evidenciam uma valorização dos jovens em relação à instituição escolar, mas observa-se, na prática, uma ausência da instituição escolar tanto na elaboração de projetos de futuro, quanto na discussão de questões pertinentes ao universo juvenil.

Resumo (inglês)

Secondary education is the final stage of basic education, but not schooling. The school works as a gateway for young people to some attributions in the adult world, and for the achievement of personal autonomy. This research, theoretically sustained in Education studies, has the general objective of discussing the projects and future perspectives of young high school students in a public school in a city in the southwest of the State of Minas Gerais; and as specific objectives, to discuss how the “new” High School is being implemented in the public school of that city, to analyze, from the trajectory they carry out through High School, how the preparation of future projects by young people takes place, to know the expectations and future projects of young people, to verify whether the period of interruptions in face-to-face classes, caused by the pandemic, interfered in the preparation of projects for the future of young people. Authors such as Sposito (2005, 2018), Carrano (2011), Pais (2003), Dayrell (2003), Kuenzer (2000, 2017) and Frigotto (2004) are the theoretical contribution of this research. The study with a qualitative approach is divided into two stages. In the first one, a bibliographic research was carried out on youth, new high school and future projects. In the second stage, combining theory and empirical research, in order to reach young people's future projects, a research was carried out through semi-structured interviews and discussion groups. The research results show an appreciation of young people in relation

Descrição

Palavras-chave

Ensino Médio, Juventude, Projeto de Futuro, High School, Youth, Future Project

Idioma

Português

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