Logotipo do repositório
 

Publicação:
Panorama das pesquisas brasileiras sobre educação em museus de ciências

dc.contributor.authorOvigli, Daniel Bovolenta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Triângulo Mineiro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:35:53Z
dc.date.available2021-07-14T10:35:53Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThere has been an expressive growth in Brazilian research on Science Education over the past four decades. The volume of scientific production demands studies to describe and analyze the researches, which have been rare in Brazilian scientific literature, particularly in Science Education. In this context, this paper identifies and describes the main features and trends of the research in the field of Science Education in museums. This is a qualitative and quantitative research, based on a bibliographical review, which analyzes doctorate theses and master dissertations produced from 1981 to 2010. The empirirical material consisted of 122 dissertations and 31 theses that were mapped into six categories. The studies analyzed indicate that the area in question appears as an emerging topic of research in the field of Science Education.en
dc.description.abstractA pesquisa sobre Educação em Ciências tem alcançado grande crescimento no Brasil, especialmente nas últimas quatro décadas. O volume dessa produção científica demanda a realização de estudos voltados à identificação de suas principais características e tendências, havendo poucos trabalhos que se concentram em sistematizar o que foi produzido. Nesse contexto, este artigo de revisão identifica e descreve características e tendências das pesquisas desenvolvidas no subcampo educação em museus de ciências. De natureza qualitativa e quantitativa, realiza uma análise documental histórico-bibliográfica. O material empírico consistiu em 122 dissertações e 31 teses, produzidas no período compreendido entre 1981 e 2010, que foram mapeadas em seis categorias. As produções analisadas foram defendidas predominantemente na última década considerada, mostrando que a área em questão configura-se como emergente temática de pesquisa no campo da Educação em Ciências.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Triângulo Mineiro
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent577-595
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/33891329
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 96, n. 244, p. 577-595, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/S2176-6681/33891329
dc.identifier.fileS2176-66812015000300577.pdf
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.issn2176-6681
dc.identifier.scieloS2176-66812015000300577
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212178
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjecteducational researchen
dc.subjectnon-formal educationen
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectpesquisa educacionalpt
dc.subjecteducação não formalpt
dc.subjectEducação em Ciênciaspt
dc.titlePanorama das pesquisas brasileiras sobre educação em museus de ciênciaspt
dc.title.alternativePanorama of Brazilian research on Science Education in museumsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2176-66812015000300577.pdf
Tamanho:
2.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções