Logotipo do repositório
 

Publicação:
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física

dc.contributor.authorLopes, Alessandra de Andrade [UNESP]
dc.contributor.authorRubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Allan Victor [UNESP]
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Regina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:39Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:39Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEstudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent9568-9578
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-9578
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes9240823312105954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141831
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleInteração professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em físicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1098291786299562[1]
unesp.author.lattes9240823312105954
unesp.author.orcid0000-0001-7627-7418[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.departmentFísica - FCpt
unesp.departmentFísica, Química e Biologia - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf
Tamanho:
593.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format