Publicação:
Refugiados no Brasil: o papel da educação infantil no processo de humanização e solidariedade a crianças refugiadas

dc.contributor.advisorAlmeida, Rafael Salatini de [UNESP]
dc.contributor.authorSiqueira, Mayara Cristina Goulart [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-20T13:48:01Z
dc.date.available2025-01-20T13:48:01Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.description.abstractO tema que trata sobre os refugiados é bastante delicado e ocorre nas mais diversas regiões do mundo, como por exemplo, no Oriente Médio, Europa, África, Caribe, América Latina, Ásia, entre outras. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de pesquisa que aborda os limites e possibilidades vivenciados por refugiados no Brasil. Os refugiados, de modo geral, são considerados migrantes internacionais forçados, que atravessam as fronteiras nacionais de seus países de origem em busca de proteção e garantia de direitos humanos. As crianças, ainda que invisibilizadas, muito comumente se deslocam de um país para outro junto com suas famílias e, em algumas situações elas migram sozinhas. Apesar disso, elas pouco comparecem nas discussões e pesquisas sobre imigração, sobretudo no Brasil.pt
dc.description.abstractThe issue of refugees is quite delicate and occurs in many different regions of the world, such as the Middle East, Europe, Africa, the Caribbean, Latin America, Asia, among others. The general objective of this paper is to present a research proposal that addresses the limits and possibilities experienced by refugees in Brazil. Refugees, in general, are considered forced international migrants, who cross the national borders of their countries of origin in search of protection and guarantee of human rights. Children, although invisible, very often move from one country to another with their families and, in some situations, they migrate alone. Despite this, they rarely appear in discussions and research on immigration, especially in Brazil.en
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Mayara Cristina Goulart. Refugiados no Brasil: o papel da educação infantil no processo de humanização e solidariedade a crianças refugiadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.pt
dc.identifier.lattes6179982873729121
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259794
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRefugiadospt
dc.subjectCrianças refugiadaspt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectProcesso de humanização e solidariedadept
dc.subjectRefugeesen
dc.subjectRefugee childrenen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectProcess of humanization and solidarityen
dc.titleRefugiados no Brasil: o papel da educação infantil no processo de humanização e solidariedade a crianças refugiadaspt
dc.title.alternativeRefugees in Brazil: the role of early childhood education in the process of humanization and solidarity with refugee childrenen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateMarília - FFC - Relações Internacionaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
siqueira_mcg_tcc_mar.pdf
Tamanho:
385.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
siqueira_mcg_autorizacao_mar.pdf
Tamanho:
143.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: