Publicação: Percepção de professores sobre estudantes com Transtorno do Espectro Autista e perfil de Disfunção de Integração Sensorial
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Data
2025-01-14
Autores
Orientador
Rocha, Aila Narena Dahwache Criado 
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Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (português)
Recentes evidências científicas destacam a presença das Disfunções de Integração Sensorial (DIS) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Compreendendo a importância do processamento sensorial adequado para o desempenho e participação escolar, esse estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores sobre estudantes com TEA e perfil de DIS no contexto escolar. Como objetivos específicos, o estudo se propôs analisar, segundo a percepções de professores, o perfil sensorial dos estudantes com TEA; analisar, segundo a percepções de professores, as barreiras e os facilitadores para a participação dos estudantes no contexto escolar e identificar, segundo o relato de professores, as principais acomodações sensoriais utilizadas com os estudantes com TEA e perfil de DIS. Participaram do estudo seis estudantes com TEA e perfil de DIS, com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, matriculados no Ensino Fundamental I e seus respectivos professores. A coleta de dados foi realizada em duas cidades do interior do Estado de São Paulo, por meio de encontros com os professores, utilizando os seguintes instrumentos: Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar e entrevista semiestruturada. Os resultados dessa pesquisa indicaram que todas os estudantes com TEA apresentam perfil característico de DIS, sendo identificados pelo Perfil Sensorial 2 que os quadrantes mais afetados foram Observação, Esquiva, Sensibilidade e Exploração respectivamente, além de identificar maiores desafios nas seções sensoriais visual, movimento, comportamento, auditiva e tátil. Quanto ao contexto escolar, toda a amostra demonstrou desafios no Fator Escolar 1 e 3. Ainda, foi identificado que poucos professores compreendem conceitos importantes do TEA, e nenhum conseguiu definir a IS. Apesar disso, reconheceram desafios sensoriais enfrentados pelos estudantes com TEA, entretanto, sem relacioná-los as DIS. Sobre as barreiras para a participação no contexto escolar, foram identificadas pelos professores as consequentes das características das DIS, os desafios no desempenho acadêmico, atenção, ansiedade do estudante, comportamentos desafiadores e socialização. Os facilitadores identificados foram o uso de recursos e estratégias para acomodação sensorial, reforçadores usados para mediar comportamentos, adaptações curriculares e intervenções mediadas por pares. Ainda, foi identificado a importância de uma rede de apoio ao professor no processo de inclusão escolar, composta por outros profissionais da escola como professores auxiliares e cuidadores, professores do Atendimento Educacional Especializado e a gestão da escola. Foi apontado como a parceria entre a família e a escola também é uma rede de apoio e colabora para o processo de inclusão. Por fim, foi identificado a necessidade do trabalho colaborativo entre profissionais especializados e professores a fim de trocar conhecimentos e informações e construir estratégias e adaptações a fim de facilitar a inclusão, permanência, participação e desempenho escolar dos estudantes. Dessa forma, baseado no conteúdo analisado, os resultados encontrados neste estudo apontam a importância da criação e planejamento de futuras formações que abordam as reais necessidades dos professores, por meio de outros modelos de formação, como a Consultoria Colaborativa, que visa promover trocas baseadas nas necessidades dos professores. Como sugestões para futuros estudos, destacam-se investigações com a família e que façam a observação do estudante na escola e intervenções por meio do trabalho colaborativo entre professores e terapeutas ocupacionais, com o objetivo de implementar acomodações sensoriais para promover a participação do estudante com TEA e DIS no contexto escolar.
Resumo (inglês)
Recent scientific evidence highlights the presence of Sensory Integration Disorders (SID) in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Understanding the importance of adequate sensory processing for school performance and participation, this study aimed to analyze teachers' perceptions of students with ASD and SID profile in the school context. As specific objectives, the study proposed to analyze, according to teachers' perceptions, the sensory profile of students with ASD; to analyze, according to teachers' perceptions, the barriers and facilitators for student participation in the school context; and to identify, according to teachers' reports, the main sensory accommodations used with students with ASD and SID profile. Six students with ASD and SID profile, aged between 7 and 11 years old, enrolled in Elementary School I and their respective teachers participated in the study. Data collection was carried out in two cities in the interior of the state of São Paulo, through meetings with teachers, using the following instruments: Sensory Profile 2 of School Monitoring and semi-structured interview. The results of this research indicated that all students with ASD have a characteristic profile of DIS, with Sensory Profile 2 identifying that the most affected quadrants were Observation, Avoidance, Sensitivity and Exploration respectively, in addition to identifying greater challenges in the visual, movement, behavior, auditory and tactile sensory sections. Regarding the school context, the entire sample demonstrated challenges in School Factor 1 and 3. Furthermore, it was identified that few teachers understand important concepts of ASD, and none were able to define SI. Despite this, they recognized sensory challenges faced by students with ASD, however, without relating them to DIS. Regarding the barriers to participation in the school context, the teachers identified the consequences of the DIS characteristics, the challenges in academic performance, attention, student anxiety, challenging behaviors and socialization. The facilitators identified were the use of resources and strategies for sensory accommodation, reinforcers used to mediate behaviors, curricular adaptations and peer-mediated interventions. Furthermore, the importance of a support network for teachers in the school inclusion process was identified, consisting of other school professionals such as assistant teachers and caregivers, teachers of Specialized Educational Services, and school management. It was pointed out how the partnership between the family and the school is also a support network and contributes to the inclusion process. Finally, the need for collaborative work between specialized professionals and teachers was identified in order to exchange knowledge and information and build strategies and adaptations in order to facilitate the inclusion, retention, participation, and school performance of students. Thus, based on the content analyzed, the results found in this study point to the importance of creating and planning future training that addresses the real needs of teachers, through other training models, such as Collaborative Consulting, which aims to promote exchanges based on the needs of teachers. Suggestions for future studies include investigations with the family and observation of students at school, and interventions through collaborative work between teachers and occupational therapists, with the objective of implementing sensory accommodations to promote the participation of students with ASD and SID in the school context.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
ALMEIDA, Amanda Ramos. Percepção de professores sobre estudantes com Transtorno do Espectro Autista e perfil de Disfunção de Integração Sensorial. 2025. 161 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2025.