Publicação:
Análise das percepções da cadeia de alimentos para cães e gatos relativas a indicadores de performance de inovação

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Data

2021-06-24

Orientador

Satolo, Eduardo Guilherme
Mollo Neto, Mario
Gabriel Filho, Luis Roberto Almeida

Coorientador

Pós-graduação

Agronegócio e Desenvolvimento - Tupã

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A capacidade de inovação, em uma cadeia de suprimentos, engloba todo o processo que ocorre tanto dentro da empresa como entre os segmentos da cadeia. A qualidade da relação entre os agentes da cadeia contribui positivamente com o nível de inovação tanto do segmento, como da cadeia como um todo. A cadeia de alimentos de cães e gatos é uma cadeia complexa, apresenta uma grande diversidade de produtos e investimento em inovações. Essa cadeia vem crescendo e sofrendo alterações nos últimos anos, como o crescimento de produtos com alto valor agregado, a aproximação com a cadeia de alimentos humanos e demanda relacionada a novos valores dos consumidores. Estes fatores motivam os agentes da cadeia a se organizarem em diferentes arranjos e relacionamentos, na busca por competitividade. Este estudo tem como objetivo geral estabelecer os indicadores de performance de inovação em cadeias de suprimentos, analisando sua aplicabilidade nas cadeias de alimentos de cães e gatos. Para tanto, determina se dimensões e indicadores de performance relacionados à inovação aplicável aos diferentes agentes da cadeia de alimentos suprimentos, para então se estabelecer ponderações para as dimensões e os indicadores de performance desenvolvidos, segundo a percepção de especialistas acadêmicos e especialistas gestores da cadeia de alimentos para cães e gatos. A abordagem do estudo é uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método utilizado é o levantamento quantitativo de campo. A análise dos dados se dá por meio de análise descritiva dos dados coletados e de medidas de acurácia de erros, onde observa-se a diferença entre as respostas dos grupos respondentes. A dimensão clientes foi a que apresentou a maior distância entre as respostas e a dimensão financeira, por sua vez, a menor distância.

Resumo (inglês)

The capacity for innovation, in a supply chain, enclose the entire process that occurs both within the company and among members of the chain. The quality of the relationship between the members of the chain concur positively to the level of innovation of both the agent and the chain. The dog and cat food chain are a complex chain, with a great diversity of products and investment in innovations. The dog and cat food chain has been growing and undergoing changes in recent years, such as premiunization, the approach to the human food chain and demand related to new consumer values. These factors motivate the chain agents to organize themselves in different arrangements and relationships, in the search for competitiveness. This study has as general objective establish innovation performance indicators in supply chains, analyzing their applicability in dog and cat food chains A questionnaire was developed, to establish weights for the dimensions and performance indicators developed, according to the perception of academic specialists and specialist managers of the food chain for dogs and cats. The study approach is a qualitative and quantitative; the method used is the quantitative field survey. Data analysis takes place through descriptive analysis of the collected data and error accuracy measures, where the difference between the responses of the respondent groups has been observed. The customer’s dimension was the one with the greatest distance between the answers and the financial dimension, in turn, the smallest distance.

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Português

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