Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Convencimento e ética em Habermas entre hermenêutica e signos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Novelli, Pedro Geraldo Aparecido

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar as relações da comunicação e da sociedade com a história e as teorias dos signos confrontadas com a hermenêutica, sendo a partir dos aspectos teóricos da comunicação distorcida de Habermas e de modo interdisciplinar dentro dos processos éticos em suas relações com as práticas socioculturais. O enfoque está nas alterações jurídicas, culturais e no modo como se observa o trabalho, promovendo uma atuação de forma reflexiva, ética e com responsabilidade social. Os conflitos sociais e o processo de comunicação refletem na criação e na produção da subjetividade nos âmbitos público, privado e do conflito entre a igualdade perante a lei e a liberdade de pensamento e expressão. Nesse sentido, a aplicação do convencimento é considerada insuficiente e a distorção da comunicação gera não só uma falta de autocrítica como uma reprodução cultural. A teoria crítica de Habermas destaca a inclusão do outro, o outro como igual exige uma ética específica, sendo que a autocrítica forma um novo privilégio social, permitindo a criação de novas possibilidades de expressões culturais e artísticas através das linguagens e técnicas de comunicação. O questionamento da origem da democracia exige uma reflexão tanto da história da filosofia quanto da filosofia da história, cujo profissionalismo foca o mercado de emprego. Portanto, a investigação trata das dimensões socioculturais dos processos envolvidos na relação dos meios de comunicação com a sociedade e a cultura contemporânea dentro de uma reconstrução histórica e com isso, inclui a diferença entre comunicação e linguagem, questionando o exercício da cidadania em sua irracionalidade.

Descrição

Palavras-chave

Ética, Hermenêutica, Crítica

Idioma

Português

Citação

MOREIRA FILHO, Luís César Alves. Convencimento e ética em Habermas entre hermenêutica e signos. 2025. Relatório (Pós-Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação