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Mediações sociotécnicas, identidades e modos de consumo: a experiência musical em adultos

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Orientador

Castro, Ana Lúcia

Coorientador

Pós-graduação

Ciências Sociais - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre mídias e sociedades, enfocando aspectos culturais, mais especificamente acerca da música. Para tanto, se realizou um mapeamento histórico acerca da indústria fonográfica e musical, averiguou-se formas de consumo na contemporaneidade digital e mediatizada e se observou significações individuais e coletivas, por meio dos grupos, evidenciando diferentes modos de apropriação das músicas e seus conteúdos. O trabalho se divide em dois estudos: um teórico, revisão bibliográfica da literatura, e outro de campo, com recorte qualitativo e transversal. Os quinze participantes foram divididos em dois grupos focais, o “grupo jovem”, com sujeitos dos 18 anos aos 29 anos (adultos-jovens) e outro, o “grupo adulto”, com indivíduos adultos de 30 a 59 anos. Embasando-se na literatura antropológica, sociológica e psicológica sobre a construção do gosto, questões distintivas, pertencimento, identidade e subjetividade, um questionário semiestruturado fora elaborado a fim de ser um disparador/fomentador destas temáticas nos dois grupos focais. Os resultados encontrados apontam que as mudanças sociotécnicas e informacionais das últimas décadas impactaram sim em todos os participantes, independente do grupo-foco em que se encontravam. O consumo musical via streamings foi unânime, apesar de haver diferentes formas de apropriação desses. Aspectos geracionais também foram achados como quando, por exemplo, se observou no grupo adulto com relação afetiva com o rádio e, no grupo jovem, a mesma foi notada com o canal televisivo musical MTV. Os dados encontrados foram analisados à luz de autores como Bourdieu, Martin-Barbero, Bauman, Hepp, Hjavard – dentre outros – se atentando para as transformações nos meios de comunicação e formas de comunicação, inerentes da modernidade-mundo cada vez mais digitalizada e midiatizada e como estas reverberaram (e reverberam) nas subjetividades e identidades dos interlocutores pesquisados.

Resumo (inglês)

The present study aimed to understand the relationship between media and societies, focusing on cultural aspects, more specifically about music. To this end, a historical mapping of the phonographic industry was carried out, forms of consumption in the digital and mediatized contemporaneity were investigated, and individual and collective meanings were observed, through the groups, evidencing different modes of appropriation of music and its contents. The work is divided into two studies: one theoretical, literature review, and the other field, with a qualitative and cross-sectional approach. The fifteen participants were divided into two focus groups, the "youth group", with subjects aged 18 to 29 years (“young adults”) and the "adult group", with adult individuals aged 30 to 59 years. Based on the anthropological, sociological and psychological literature on the construction of taste, distinctive issues, belonging, identity and subjectivity, a semi-structured questionnaire was developed in order to be a trigger/promoter of these themes in the two focus groups. The results indicate that the socio-technical and informational changes of the last decades have impacted all participants, regardless of the focus group in which they were. Music consumption via streaming was unanimous, although there are different forms of appropriation of these. Generational aspects were also found, such as, for example, when an affective relationship with the radio was observed in the adult group and, in the young group, it was noticed with the musical television channel MTV. The data found were analyzed in the light of authors such as Bourdieu, Martin-Barbero, Bauman, Hepp, Hjavard – among others – paying attention to the transformations in the means of communication and forms of communication, inherent to the increasingly digitized and mediatized world-modernity and how these reverberated (and reverberate) in the subjectivities and identities of the interlocutors researched.

Descrição

Palavras-chave

Música, Mídias, Streamings, Subjetividade, Identidades, Music, Media, Streaming, Subjectivity, Identities

Idioma

Português

Citação

MONTEIRO, M. R. Mediações sociotécnicas, identidades e modos de consumo: a experiência musical em adultos. 2025. 106f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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Item type:Unidade,
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Campus: Araraquara


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