Publicação:
Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física

dc.contributor.authorGatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:23Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:23Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA pesquisa aqui relatada procurou investigar as possibilidades de um programa de formação baseado no estabelecimento de trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade com docentes de Física em exercício na rede Pública Estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a partir dos resultados de pesquisa anterior (AUTOR, 2008), na qual desenvolvemos atividades de formação com um grupo de professoras de Física, procuramos agora desenvolver atividades que integrem a formação inicial e a continuada. Nesta comunicação apresentamos algumas reflexões sobre as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas por uma aluna do último ano do curso de Licenciatura em Física realizadas durante o segundo semestre letivo de 2011, a partir das reflexões sobre os limites e possibilidades da aproximação da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Tais atividades foram orientadas pela docente na universidade e supervisionadas e avaliadas pela docente colaboradora na Unidade Escolar, oportunizando momentos coletivos de reflexão sobre as práticas. Os resultados mostram que o modelo de formação sugerido pode contribuir para romper com a dicotomia existente, ou seja, o problema da separação entre as formações científica e pedagógica, permitindo que o licenciando participe ativamente do estágio, vivenciando experiências mais próximas da realidade das escolas, contribuindo para integrar os processos de formação inicial e continuada.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent6455-6465
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6455-6465
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6455-6465.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141772
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino de Física, História e Filosofia da Ciênciapt
dc.titleReflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de físicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-6455-6465.pdf
Tamanho:
523 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format