Publicação: Atividade simultânea na educação infantil: conteúdo de ensino e troca com os pares
Carregando...
Data
2014
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
Resumo
O desenvolvimento infantil é possibilitado nos processos de educação e ensino.O ensino em situações efetivas possibilita a aquisição dos processos histórico-culturais mediados pelos pares. Justificamos a importância desse estudo pela evidência do momento crucial da aprendizagem, que acontece com a colaboração do mediador; por ele a criança passa daquilo que não sabia fazer para o domínio da tarefa. Sendo assim, quando a criança imita o adulto ou coetâneo está reproduzindo para si percepções vivenciadas. Objetivamos explorar a qualidade das experiências infantis por meio da troca entre os Pares mais desenvolvidos e mediação do Outro durante Atividades Simultâneas. Tal ação escolar possibilita a execução de uma ou mais ações ao mesmo tempo, proporcionando a inserção de faixas etárias diferentes na mesma tarefa e com professores diferentes do cotidiano da criança. A metodologia adotada fundamenta-se na perspectiva Histórico Cultural, gerando os dados durante a concretização de tarefas simultâneas na Educação Infantil de uma unidade pública municipal. Apresentamos um estudo didático pedagógico orientado por procedimentos teórico-práticos pautados no conhecimento da prática social dos docentes e de crianças na educação pré-escolar. Selecionamos para a ação simultânea: contação de histórias com representação simbólica do grafismo infantil; pintura com tinta em suportes variados; exploração do espaço na área livre com o jogo do faz de conta. Diante disso, realizamos um análise dos dados para comprovar que a troca entre os pares favorece o ensino. Nossa hipótese foi comprovada quando as crianças mais experientes ofertaram novas ideias e ampliaram os repertórios das crianças menores.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5186-5198