Logotipo do repositório
 

Publicação:
Demand organization in public oral health services: analysis of a traditional model

dc.contributor.authorRoncalli, Angelo Giuseppe
dc.contributor.authorMoimaz, Suzely Adas Saliba
dc.contributor.authorGomes, Adrielle Mendes De Paula
dc.contributor.authorGarbin, Cléa Adas Saliba
dc.contributor.authorSaliba, Nemre Adas
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Odontologia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:42Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:42Z
dc.date.issued2016-12-01
dc.description.abstractABSTRACTObjective: To discuss the municipal experience of the organization and the demand for dental services, based on the guidelines of the Unified Health System (UHS), which point to the structuring of an assistance model based on universality and integrality of care and equity in access to services.Methods: The research, realized in Araçatuba/SP, was based on documentary analysis and interviews with key-informants of the UHS dental service. The traditional court model has a care system for schoolchildren and a basic network with priority for pregnant women.Results: In total, the network has 59 dental surgeons, 31 oral health auxiliaries and 17 Oral Health Teams; however, the school attendance model persists, with 10 professionals attending public schools. Based on the discussions, it is concluded that there are no established criteria for the organization of demand.Conclusion: Most of the attendance occurs by free demand, and the reference and counter-referral system is incipient, damaging the service's resoluteness.en
dc.description.abstractRESUMOObjetivo: Discutir a experiência municipal da organização a demanda de serviços odontológicos, com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), as quais apontam para a estruturação de um modelo assistencial com base na universalidade e na integralidade da atenção e na equidade no acesso aos serviços.Métodos: A pesquisa, realizada em Araçatuba (SP), teve como base a análise documental e entrevistas com informantes-chave do serviço odontológico do SUS. O modelo de corte tradicional, conta com um sistema de assistência para escolares e uma rede básica com prioridade para gestantes.Resultados: No total, a rede conta com 59 cirurgiões-dentistas, 31 auxiliares em saúde bucal e 17 Equipes de Saúde Bucal, entretanto persiste o modelo de atendimento a escolar, com 10 profissionais atendendo em escolas públicas. A partir das discussões colocadas, conclui-se que, não há critérios estabelecidos para organização da demanda.Conclusão: A maioria dos atendimentos ocorre por livre demanda, e o sistema de referência e contra-referência é incipiente, prejudicando a resolutividade do serviço.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Odontologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent393-401
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-863720160003000053143
dc.identifier.citationRGO - Revista Gaúcha de Odontologia. Faculdade São Leopoldo Mandic, v. 64, n. 4, p. 393-401, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/1981-863720160003000053143
dc.identifier.fileS1981-86372016000400393.pdf
dc.identifier.issn1981-8637
dc.identifier.lattes9807879196081999
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.scieloS1981-86372016000400393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157955
dc.language.isoeng
dc.publisherFaculdade São Leopoldo Mandic
dc.relation.ispartofRGO - Revista Gaúcha de Odontologia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDental health servicesen
dc.subjectOral healthen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectServiços de saúde bucalpt
dc.subjectSaúde públicapt
dc.subjectSaúde bucalpt
dc.subjectSistema Único de Saúdept
dc.titleDemand organization in public oral health services: analysis of a traditional modelen
dc.title.alternativeOrganização da demanda em serviços públicos de saúde bucal: análise de um modelo tradicionalpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9807879196081999
unesp.author.lattes4419158525709686[4]
unesp.author.orcid0000-0001-5069-8812[4]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1981-86372016000400393.pdf
Tamanho:
371.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções