Publicação: Sala de espera I: espaço com possibilidades de ações que integrem a saúde e educação
dc.contributor.author | Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Paula, Raquel de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Akamine, Giovana Akemi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Braga, Tânia Moron Saes [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:06Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:06Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: Dados das características dos familiares, acompanhantes e indivíduos portadores de necessidades especiais nas áreas da comunicação, cognição e desenvolvimento que freqüentam a sala de espera, assim como do tempo que permanecem aguardando pelo atendimento na Unidade Auxiliar CEES (Centro de Estudos da Educação e Saúde) da UNESP, levaram a realização deste estudo. Acreditamos que este espaço deva ser utilizado para ações educativas. Objetivo: desenvolver atividades com os usuários da sala de espera durante o tempo que permanecessem aguardando e investigar como esta clientela se comporta em relação às atividades propostas. Método: Fizeram parte do estudo pais e acompanhantes dos pacientes que freqüentam atendimento multidisciplinar (pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). Os materiais, pré-selecionados, utilizados no desenvolvimento das atividades foram: revistas, folhetos (coletados na Secretaria Municipal de Higiene e Saúde de Marília/SP) e vídeos. O local utilizado foi sala de espera e salas de atendimento do CEES. O procedimento constou de planejamento e execução das atividades em etapas (E): E1disposição de material de leitura (revistas com temas: atualidades, entretenimento, cuidados infantis etc.) - observação e registro de escolha e manuseio; E2 o mesmo que E1, mas acrescentaram-se folhetos informativos às revistas; E3 distribuição de folheto dirigida por orientação; E4 mostra de vídeos educativos. Resultados: serão apresentados de acordo com as etapas em que foram realizadas as atividades. Os dados apresentados correspondem a uma amostra de observações de cada etapa. Os resultados de seis sessões da E1 indicam que quando foram oferecidas as condições para leitura, 66%dos usuários leram, 14% manusearam as revistas e 20% não leu nem manuseou. Na E2 quando foram dispostos folhetos e revistas houve 40% de dedicação à leitura sendo que destes 12 leram revista e 4 folhetos. Na E3 verificou-se que no total de 12 que receberam o folheto apenas um teve dúvidas e fez perguntas. Na E4 83% participaram da atividade manifestando comentários favoráveis sobre assuntos abordados e participação ativa nas discussões dos temas trazendo exemplos de suas experiências pessoais e familiares. Os resultados permitem concluir que os usuários dedicam parte significativa do tempo à leitura quando o material está disponível. Apesar do interesse demonstrado por atividades informativas identificou-se como desejáveis atividades de entretenimento. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ18.htm | |
dc.identifier.lattes | 6535356022897474 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148233 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Sala de espera I: espaço com possibilidades de ações que integrem a saúde e educação | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 6535356022897474 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Educação Especial - FFC | pt |