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Publicação:
Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física

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Orientador

Azevedo, Maria Antônia Ramos de

Coorientador

Soja, Ana Cecília

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" da UFSC, dada a significativa contribuição deste periódico em publicações relacionadas às experiências didático-pedagógicas na área. Foram analisados trabalhos anteriores, durante e após a aprovação da BNCC e do ano internacional da Astronomia em 2009, para investigar se e como esses eventos poderiam impactar a discussão. A metodologia central empregada foi revisão bibliográfica sistemática, visando reunir um vasto referencial teórico para análise qualitativa, resultando em 44 artigos que correspondiam aos descritores utilizados. A pesquisa identificou consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia na Educação Básica, respaldado por documentos como o PNE e a BNCC. A necessidade de formação contínua de professores, recursos didáticos e a reavaliação da formação docente também foram destacadas nos trabalhos. Além disso, observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, sendo estes especialmente dedicados a temas de ensino de Astronomia no geral. Já a implementação da BNCC teve como resultado um aumento mais modesto no número de artigos, porém com temáticas mais abrangentes e direcionadas aos problemas desse ensino em si. Complementarmente, observou-se que havia pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, o que deve ser melhor investigado em trabalhos posteriores. Todas essas questões apontam para um cenário multifacetado e abrangente no tocante ao ensino de Astronomia nos anos iniciais da Educação Básica, revelando um campo de pesquisa rico que ainda precisa ser melhor explorado.

Resumo (inglês)

The present study aimed to analyze scientific productions regarding Astronomy's teaching in Elementary Education, with a focus on the early years in Elementary School. Specifically, it examined a fifteen-year period (2007 to 2021) publications from the "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" at UFSC, given the significant contribution of this periodical to publications related to didactic and pedagogical experiences in the field. Previous, during, and post-analysis were conducted on works around the approval of the BNCC and the International Year of Astronomy in 2009 to investigate whether and how these events could impact the discussion. The central methodology employed was a systematic literature review, in order to gather an extensive theoretical framework for qualitative analysis, resulting in 44 articles that matched the employed descriptors. The research identified consensus regarding the relevance of Astronomy Education in Elementary Education, supported by documents such as the PNE and the BNCC. The need for continuous teacher training, didactic resources, and the reevaluation of teacher education were also highlighted in the works. Furthermore, a significant impact of the Year of Astronomy was observed in the quantity of published works, particularly dedicated to general Astronomy teaching topics. The implementation of the BNCC resulted in a more modest increase in the number of articles, albeit with broader themes directed towards the challenges of this teaching itself. Additionally, there was limited regional and gender diversity in the works, which should be further investigated in subsequent studies. All of these issues point towards a multifaceted and comprehensive landscape concerning Astronomy Education in the early years of Elementary Education, revealing a rich research field that still requires further exploration.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de astronomia, Educação básica, Ensino fundamental, Formação de professores, Astronomy teaching, Elementary education, Elementary school, Teacher training

Idioma

Português

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