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A História Antiga em compêndios franceses e brasileiros no Imperial Colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha: história, disciplina escolar e impressos (1820-1865)

dc.contributor.advisorRossi, Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorBarnabé, Luís Ernesto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-09-23T18:06:36Z
dc.date.available2019-09-23T18:06:36Z
dc.date.issued2019-08-01
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar a circulação de concepções de História Antiga no espaço escolar brasileiro entre os anos de 1830 e 1860 com base em dois compêndios como referenciais. No primeiro deles, Précis de l’Histoire Ancienne, de Charles Cayx e Auguste Poirson, a análise recobre quatro dimensões: (a) o processo iniciado por volta dos anos de 1820 de escrita das primeiras quatro edições do précis, que deve ser compreendido como parte do projeto do Estado francês de disciplinarização da História por meio de uma coleção com mais quatro outros volumes prescritos aos collèges royaux de Paris; (b) os critérios que motivaram a adoção da coleção francesa como proposta de Bernardo Pereira de Vasconcelos para a criação do Imperial Collegio de Pedro II, como um estabelecimento modelo de ensino secundário em 1838; (c) o processo de prescrição da coleção – o que inclui a tradução e a edição de parte dos volumes franceses: somente o Précis de l’Histoire Ancienne e o Précis de l’Histoire Romaine ¬– até 1855; e (d) a amplitude da circulação destes e do restante da coleção francesa nos demais estabelecimentos de ensino do Rio de Janeiro. Entre o Précis de l’Histoire Ancienne e o segundo, Historia Antiga, publicado em 1860, e adotado pelo Imperial Collegio de Pedro II em 1862, sobressai a figura de seu autor, Justiniano José da Rocha, primeiro professor do colégio e tradutor dos précis em 1840. Seu envolvimento como político, jornalista e professor com questões referentes à instrução e à produção de compêndios ao longo das décadas até a publicação de seu Compendio de Historia Universal (dos quais conseguiu publicar apenas os dois primeiros tomos – Historia Antiga e da Idade Media¬), justifica sua vinculação, como um guia, ao objeto de pesquisa, na medida em que tanto sua trajetória como sua escrita da História Antiga escolar proporcionam uma análise convergente entre aspectos da disciplinarização da História no Brasil, tensões entre regimes de historicidade, disputas por autonomia intelectual e circulação de compêndios escolares de História em meados do século XIX.pt
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the circulation of Ancient History conception in the Brazilian secondary education between the 1830s and the 1860s from two different textbooks as reference. In the first one, Précis de l’Histoire Ancienne, by Charles Cayx & Auguste Poirson, the analysis explores four dimensions: (a) The writing process of the first four editions of the textbook that begun around the 1820s, which must be considered as part of the French State’s History disciplinarization project through a collection of other four more written volumes recommended to Paris’s collèges royaux; (b) the criteria that motivated the French collection adoption as Bernardo Pereira de Vasconcelos’ proposal to create the Imperial Colégio of Pedro II as a whole model of secondary education in 1838; (c) the collections prescription process – which includes the translations and edition of the French editions: only the Précis de l’Histoire Ancienne and the Précis de l’Histoire Romaine – until 1855; and (d) the circulation range of those and the rest of the French collection on the remaining educational environments in Rio de Janeiro. Between the Précis de l’Histoire Ancienne and the second, Historia Antiga, published in 1860, and adopted by the Imperial Colégio de Pedro II in 1862, the figure of Justiniano José da Rocha, the school’s first teacher and translator of the précis in 1840, stands out. As a politician, journalist and a teacher, his involvement with issues referring to instruction and the production of textbooks throughout the decades until the publication of his Compendio de Historia Universal (which he was able to publish only the first two tomes – Historia Antiga and Da Idade Media) justifying his link, as a guide, to the research subject, as both his path and his School-taught Ancient History writing provided a deep analysis between the aspects of the education insertion of History in Brazil, tensions among historicity regimes, intellectual autonomy disputes and the circulation of History textbooks in the middle of the XIX century.en
dc.identifier.aleph000925338
dc.identifier.capes33004048018P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183573
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectHistória Antiga Escolarpt
dc.subjectJustiniano José da Rochapt
dc.subjectManuais Escolarespt
dc.titleA História Antiga em compêndios franceses e brasileiros no Imperial Colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha: história, disciplina escolar e impressos (1820-1865)pt
dc.title.alternativeAncient History on French and Brazilian school textbooks in the Imperial Colégio de Pedro II or the case of Justiniano José da Rocha: History, school subject and printed matter (1820-1865)en
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
unesp.advisor.lattes3373456558089112[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1087-496X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
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