Publicação: Educação Ambiental no Instagram: conteúdos disseminados, alcance e engajamento de perfis sobre a temática
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Data
Autores
Orientador
Augusto, Thaís Gimenez da Silva 

Coorientador
Marchioni, Artur 

Pós-graduação
Curso de graduação
Jaboticabal - FCAV - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A revolução tecnológica facilita a globalização e produz novos conceitos ao disponibilizar informações e aprimorar técnicas, permitindo o desenvolvimento social global. Isso influencia como as pessoas entendem assuntos cotidianos, aprendem e consideram o que é socialmente relevante. A crescente conectividade e interação virtual, especialmente por meio das redes sociais, impacta diretamente na formação de opinião, reforçando bolhas sociais que fortalecem crenças de grupos específicos por meio de algoritmos. Essas plataformas, pertencentes a empresas privadas, acumulam dados para sugerir conteúdos personalizados, limitando a exposição a informações diversificadas e críticas socialmente relevantes. As redes sociais, baseadas em algoritmos de direcionamento de conteúdo, poderiam aumentar o acesso à Educação Ambiental se incluíssem mais publicações sobre o tema. A Política Nacional de Educação Ambiental (1999) assegura o direito à Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades da educação nacional. Assim, as redes sociais podem contribuir significativamente para a Educação Ambiental (EA) no Brasil, mas tendo em vista o funcionamento dos algoritmos de direcionamento de conteúdos, questionamos se o Instagram é uma boa plataforma para a distribuição de informações sobre o meio ambiente e qual seria o tema mais abordado. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar conteúdos sobre Educação Ambiental disseminados pelo Instagram, seu alcance e engajamento. Foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa descritiva, em que foram selecionados quinze perfis que publicam sobre meio ambiente, com base no número de seguidores. Foram analisados os conteúdos das últimas 10 postagens de cada perfil, o número de curtidas e comentários. Por meio desses dados, foi calculado o alcance e engajamento. Os resultados corroboram com a percepção de que a rede social estudada, é uma boa forma de disseminar dados de EA, mas ainda assim, há outros fatores relativos ao funcionamento da rede social que influenciam na audiência alcançada por esses conteúdos e no engajamento do público para com eles.
Resumo (inglês)
The technological revolution facilitates globalization and produces new concepts by making information available and improving techniques, allowing for global social development. This influences how people understand everyday issues, learn, and consider what is socially relevant. The growing connectivity and virtual interaction, especially through social networks, directly impacts the formation of opinion, reinforcing social bubbles that strengthen beliefs of specific groups through algorithms. These platforms, owned by private companies, accumulate data to suggest personalized content, limiting exposure to diverse and socially relevant critical information. Social networks, based on content targeting algorithms, could increase access to Environmental Education if they included more publications on the subject. The National Policy on Environmental Education (1999) guarantees the right to Environmental Education at all levels and modalities of national education. Thus, social networks can contribute significantly to Environmental Education (EE) in Brazil, but considering the operation of content targeting algorithms, we question whether Instagram is a good platform for the distribution of information about the environment and what would be the most addressed topic. In this sense, the objective of the work was to evaluate the content on Environmental Education disseminated by Instagram, its reach, and engagement. A descriptive quantitative and qualitative approach was used, in which fifteen profiles that publish about the environment were selected, based on the number of followers. The content of the last 10 posts of each profile, the number of likes, and comments were analyzed. Through this data, reach and engagement were calculated. The results corroborate the perception that the studied social network is a good way to disseminate EE data, but still, there are other factors related to the functioning of the social network that influence the audience reached by this content and the public's engagement with it
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Redes sociais, Meio ambiente, Engajamento
Idioma
Português
Como citar
Abrahão, F. J. - Educação ambiental no Instagram: conteúdos disseminados, alcance e engajamento de perfis sobre a temática. - 2024, 77f - Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2024.