Logotipo do repositório
 

Publicação:
Programa de análise de conjuntura: uma experiência em treinamento, geração e difusão de informações agroeconômicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A informação reveste-se hoje de primordial importância para o processo produtivo na agropecuária, sendo determinante no resultado econômico das empresas. Torna-se imprescindível que os profissionais voltados para o setor seja capazes de acompanhar, analisar, e de alguma forma, prever o comportamento dos mercados agropecuários, discernindo os principais fatores que o afetam. Neste contexto surgiu o Programa de Análise de Conjuntura (PAC) com o objetivo de aprofundar o treinamento dos alunos dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, em análise de preços, safras, políticas agrícolas, estoques, tarifas, legislação, comércio externo e outros elementos determinantes do desempenho dos mercados. A experiência teve início em 1992 e tem sido contínua até hoje. O programa conta hoje com 30 alunos, sendo 2 coordenadores, 4 docentes e 3 funcionários. Os alunos tem se envolvido na análise dos mercados e aprofundando o conhecimento dos fatores que afetam os mercados treinamento e consideram que será fundamental para sua formação acadêmica, não só pelo aspecto do treinamento, mas porque consideram que está sendo preenchida uma importante lacuna na formação acadêmica dos futuros profissionais em ciências agrárias. Os docentes tem possibilidades de acompanhar a conjuntura do mercado e consideram que as orientações de trabalhos de iniciação científica tem sido facilitadas com o conhecimento que os alunos adquirem no programa. As atividades do programa compõem-se de levantamento, processamento e análise das informações realizadas pelos discentes, acompanhadas por um professor orientador. Os resultados finais das análises de cada produtos agrícola (são atualmente 11) são sumarizados na forma de artigo. Estes são reunidos numa publicação mensal que é distribuída para cooperativas, universidades e escolas técnicas e divulgada ainda em rádios, jornais e internet. Os resultados apenas do último ano são 120 artigos em jornais, divulgados pela internet e rádios locais, 6 artigos técnicos, 5 trabalhos de iniciação científica, 3 participações em eventos, 3 visitas técnicas. Destaca-se que neste programa são cumpridos dois papéis fundamentais: para a universidade, uma complementação à formação acadêmica dos graduados e a sociedade se beneficia com a geração e difusão de importantes informações da área agrícola a custos reduzidos.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação