Publicação:
Fundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolar

dc.contributor.advisorCasarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Amanda Sertori dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:43Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:43Z
dc.date.issued2013-08-12
dc.description.abstractConsidering that information literacy aims the developing skills and ethical values for the use of information, which can be due to specific activity programs, it is suggested that this development initiates during the first school grades so that individuals are familiar with the information context. It is indicated that great part of activities programs is based on constructivist theory, although criticized by some authors since it delimits learning in stages established by biological factors, thus restricting the possibilities of learning improvements. On the other hand, the cultural-historical theory started by Lev Semienovitch Vygotsky considers the influence of the social context in the learning process. In this manner, starting from the literature gap regarding the application of the cultural-historical theory to the information literacy, the present work is proposed. It is aimed to provide theoretical subsidies on the cultural-historical theory for the practice of the librarian in the teaching of literacy information. To do so, it was carried an investigatory theoretical research to raise aspects in line with the cultural-historical theory and the information literacy in order to build a theoretical cultural-historical based-proposal for information literacy. By means of such approach it is possible to broadly understand the phenomena involved in the process of developing information literacy. Thus, we strive for making evident the necessity to build consistent subsidies for a theory to base the librarian practice when developing information literacyen
dc.description.abstractConsiderando que a competência em informação visa o desenvolvimento de habilidades e valores éticos para o uso da informação, os quais podem se dar por meio da realização de programas específicos de atividades, é sugerido que esse desenvolvimento se inicie nas séries iniciais da escolarização para que os indivíduos se familiarizem com o universo informacional. Sinaliza-se que a grande parte dos programas de atividades é fundamentada na teoria construtivista, no entanto essa teoria é criticada por alguns autores por delimitar a aprendizagem em estágios estabelecidos por fatores biológicos, restringindo, assim, as possibilidades de avanços na aprendizagem. Por outro lado, a teoria histórico-cultural iniciada por Lev Semienovitch Vigotski, considera a influência do contexto social do indivíduo na sua aprendizagem. Desse modo, parte-se da lacuna de literatura a respeito da aplicação da teoria histórico-cultural à competência em informação, para propor a realização desta. Objetivou-se, dessa maneira, fornecer subsídios teóricos acerca da teoria histórico-cultural para a prática do bibliotecário no ensino da competência em informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica de cunho exploratório, que levantou aspectos condizentes da competência em informação e da teoria histórico-cultural de forma que construíssemos a proposta de fundamentação da teoria histórico-cultural para a competência em informação. Verificamos que por meio dessa abordagem é possível compreender de maneira global os fenômenos envolvidos no processo de desenvolvimento da competência em informação. Assim, buscamos evidenciar a necessidade de construirmos subsídios teóricos consistentes para fundamentar a prática do bibliotecário no desenvolvimento da competência em informaçãopt
dc.format.extent89 f.
dc.identifier.aleph000725668
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Sertori dos. Fundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolar. 2013. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
dc.identifier.filesantos_as_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes0592809928580900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93637
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCompetência em informaçãopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.titleFundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0592809928580900
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaGestão, mediação e uso da informaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_as_me_mar.pdf
Tamanho:
738.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format