Publicação: A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
dc.contributor.advisor | Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Armando Paulo da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-02-16T16:55:31Z | |
dc.date.available | 2017-02-16T16:55:31Z | |
dc.date.issued | 2017-02-03 | |
dc.description.abstract | O intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto. | pt |
dc.identifier.aleph | 000880405 | |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | |
dc.identifier.lattes | 3806652471471086 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148813 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Cálculo diferencial e integral | pt |
dc.subject | Modalidade EaD semipresencial | pt |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt |
dc.title | A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral | pt |
dc.title.alternative | The blended distance education modality and differential and the integral calculus subject | en |
dc.type | Tese de doutorado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3806652471471086 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Educação para a Ciência - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino de Ciências | pt |
unesp.researchArea | Informática na Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva_ap_dr_bauru.pdf
- Tamanho:
- 5.07 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.97 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: