Logotipo do repositório
 

Publicação:
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral

dc.contributor.advisorYonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Armando Paulo da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-02-16T16:55:31Z
dc.date.available2017-02-16T16:55:31Z
dc.date.issued2017-02-03
dc.description.abstractO intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto.pt
dc.identifier.aleph000880405
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes3806652471471086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148813
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCálculo diferencial e integralpt
dc.subjectModalidade EaD semipresencialpt
dc.subjectAprendizagem colaborativapt
dc.titleA modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integralpt
dc.title.alternativeThe blended distance education modality and differential and the integral calculus subjecten
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3806652471471086
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de Ciênciaspt
unesp.researchAreaInformática na Educação em Ciências e Matemática

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_ap_dr_bauru.pdf
Tamanho:
5.07 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: