Publicação:
A inter-relação entre a Competência Digital, Coinfo e Midiática: diferenciais nas práticas de construção do conhecimento e aprendizagem independente junto aos Agentes Locais de Inovação (ALI- SEBRAE ER-Bauru-SP)

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Data

2024-11-29

Orientador

Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira

Coorientador

Belluzzo, Regina Célia Baptista

Pós-graduação

Mídia e Tecnologia - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta tese explora detalhadamente a inter-relação entre a Competência em Informação (CoInfo), Competência Digital e Competência Midiática, destacando a importância dessas competências no fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no Brasil. A Competência em Informação, em particular, é apresentada como um elemento fundamental para que indivíduos e organizações transformem dados em conhecimento útil, estratégico e inovador. Com o aumento exponencial da informação disponível e o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas, a habilidade de acessar, avaliar e utilizar a informação de forma eficaz torna-se indispensável para a sobrevivência e competitividade das MPE no mercado contemporâneo. O estudo enfatiza que a integração dessas habilidades permite que as MPE aprimorem suas práticas organizacionais, otimizem seus processos de tomada de decisão e adotem inovações que impulsionam sua competitividade. A Competência Digital, que engloba as habilidades técnicas relacionadas ao uso de ferramentas e tecnologias digitais, que são vistas como indispensáveis para a eficiência das MPE, enquanto a Competência Midiática, é voltada para a compreensão e o uso crítico das mídias e tecnologias, amplia a capacidade das empresas de se comunicarem de maneira eficaz em um mundo digitalizado. No centro dessa discussão está o papel dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE/ER-Bauru/SP, que são profissionais capacitados para apoiar as MPE na adoção de estratégias inovadoras e no desenvolvimento de suas capacidades informacionais e digitais. Esses agentes atuam diretamente nas empresas, fornecendo orientações práticas e metodologias que visam melhorar a produtividade, a inovação e a sustentabilidade das MPE. Buscou-se examinar por meio de pesquisa qualitativa com a revisão sistemática de literatura e estudo de caso como os ALI podem ser capacitados por meio da integração das competências: em informação, digitais e midiáticas para promover mudanças significativas nas práticas empresariais. Para tanto, foi utilizada a técnica de coleta de dados com aplicação de questionário e do Diagrama Belluzzo®, obtendo-se resultados que demostram níveis satisfatórios de CoInfo junto aos ALI, sendo observadas algumas lacunas. Além disso, a pesquisa procurou estabelecer uma conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente o ODS 8, que trata do crescimento econômico sustentável, o ODS 9, que foca na indústria, inovação e infraestrutura, e o ODS 17, que enfatiza a importância das parcerias e da colaboração para alcançar os objetivos de desenvolvimento. Com o apoio do referencial teórico elaborado e dos resultados obtidos junto aos sujeitos pesquisados, foi elaborado um Framework para servir como uma ferramenta prática, orientando às MPE na implementação de práticas inovadoras e na adaptação às mudanças do mercado, particularmente em um cenário digital em rápida evolução. Esse framework é, ainda, fundamentado em modelos internacionais de competência, como o “Digital Competence Framework for Citizens” e em padrões nacionais, como os propostos por Belluzzo e que incluem habilidades específicas para localizar, avaliar e utilizar a informação de maneira eficiente e crítica.

Resumo (inglês)

This thesis explores in detail the interrelation between Information Competence (CoInfo), Digital Competence, and Media Competence, highlighting the importance of these skills in strengthening Micro and Small Enterprises (MSEs) in Brazil. Information Competence, in particular, is presented as a fundamental element for individuals and organizations to transform data into useful, strategic, and innovative knowledge. With the exponential increase in available information and the accelerated pace of technological changes, the ability to access, evaluate, and use information effectively has become indispensable for the survival and competitiveness of MSEs in today’s market. The study emphasizes that integrating these skills allows MSEs to improve organizational practices, optimize decision-making processes, and adopt innovations that drive competitiveness. Digital Competence encompasses technical skills related to using digital tools and technologies, which are seen as essential for the efficiency of MSEs. Meanwhile, Media Competence, focusing on understanding and critically using media and technology, expands companies' capacity to communicate effectively in a digitalized world. At the center of this discussion is the role of SEBRAE/ER-Bauru/SP’s Local Innovation Agents (ALI), trained professionals who support MSEs in adopting innovative strategies and developing their informational and digital capabilities. These agents work directly within businesses, providing practical guidance and methodologies aimed at enhancing productivity, innovation, and sustainability for MSEs. This study sought to examine, through qualitative research, including a systematic literature review and case study, how ALIs can be empowered through the integration of information, digital, and media competencies to promote significant changes in business practices. To this end, data collection was carried out using a questionnaire and the Belluzzo Diagram®, yielding results showing satisfactory levels of CoInfo among ALIs, while also noting some gaps. Additionally, the research sought to establish a connection with the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs), especially SDG 8 (sustainable economic growth), SDG 9 (industry, innovation, and infrastructure), and SDG 17 (emphasizing the importance of partnerships and collaboration for achieving development goals). Supported by the theoretical framework and results obtained from the study participants, a Framework was developed as a practical tool to guide MSEs in implementing innovative practices and adapting to market changes, particularly within a rapidly evolving digital environment. This framework is further grounded in international competency models, such as the “Digital Competence Framework for Citizens” , and national standards, such as those proposed by Belluzzo, which include specific skills for locating, evaluating, and using information efficiently and critically.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Danielli Santos. A inter-relação entre a Competência Digital, Coinfo e Midiática: diferenciais nas práticas de construção do conhecimento e aprendizagem independente junto aos Agentes Locais de Inovação (ALI- SEBRAE ER-Bauru-SP). Orientadora: Vânia Cristina Pires Nogueira Valente. 2024. 198 f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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